Ícone do site Ecos da Noticia

Incêndio atinge região do Cinturão Verde, em Cruzeiro do Sul

Um incêndio de grandes proporções foi registrado na região do Cinturão Verde, em Cruzeiro do Sul, na noite desse domingo (15). Os bombeiros debelaram as chamas e tiveram que voltar ao local na manhã desta segunda-feira, 16, porque um novo foco surgiu. Foram mais de 8 horas de trabalho.



Nenhuma estrutura foi atingida e não foram detectados animais mortos. “As condições climáticas e o vento contribuíram para a rápida propagação do fogo em uma grande área do Cinturão Verde onde queimava, uma vegetação secundária já, mas que avançava em direção à vegetação primária. Então, as equipes foram empregadas ali por mais de 8 horas de combate, evitando inclusive que o incêndio chegasse em algumas residências que têm cerca de madeira. Uma área considerável foi queimada. As atividades noturnas foram direcionadas para o combate e então, após fazer todo o controle, ainda durante a noite, retornamos ao batalhão. Na manhã, fomos acionados novamente, mas sem conseguir identificar como o fogo foi iniciado“, relatou o comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitão Josadac Ibernon.


Notificações


No Parque Nacional da Serra do Divisor, na terra indígena Nawa, o fogo já alcança 100 hectares de vegetação e o trabalho dos bombeiros, brigadistas do ICMbio e moradores prossegue. No Alto Pentencoste , também em Mâncio Lima, as chamas consumiram 5 mil hectares de mata e no momento está controlado. Por essa situação, quatro pessoas foram notificadas pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).


“Quatro pessoas foram notificadas para prestar esclarecimentos ao Imac sobre possíveis responsabilidades no início das queimadas. O Imac não está aqui apenas para punir. Nosso objetivo principal é a conscientização, mas em casos graves como esse, precisamos agir com pulso firme”, afirmou o chefe interino da representação do Imac no Vale do Juruá, Aldenir Faracho Barros.


Segundo os Bombeiros, com o controle do fogo, a fumaça já diminuiu em Cruzeiro do Sul.


“Nós encontramos mais de 30 focos de fogo na campinarana do Pentencoste, que agora está controlado. A fumaça que cobria Cruzeiro do Sul diminuiu com as ações”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros.


Sair da versão mobile