Ícone do site Ecos da Noticia

Cerca de 500 casais devem selar união no 7º dia de Expoacre 2024

whatsapp image 2023 09 01 at 19.04.02 1 scaled

500 casais fizeram inscrição para participar do Casamento Coletivo na Expoacre Juruá 2023 — Foto: José Caminha/Secom AC

Pelo menos 500 casais devem entoar, em um único som, o famoso “SIIIIIMMMM!” no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, nesta sexta-feira (6). A data, que deve ficar marcada na certidão de casamento de mil pessoas, é referente ao Casamento Coletivo, do Projeto Cidadão, que faz parte do sétimo dia de programação da Expoacre 2024. (Veja a programação completa abaixo)


O evento, organizado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), está previsto para ocorrer às 17h, no espaço do evento. Já as demais atividades no parque começam a partir das 18h, com diversas exposições de setores públicos e empresas privadas. O fechamento dos estandes é às 0h e o encerramento de todas as atividades no parque ocorre às 3h desta sexta-feira (6).


Os pombinhos devem comparecer com, no mínimo, uma hora de antecedência, ou seja, às 16h, para receber as últimas instruções sobre a dinâmica do casamento. A juíza de Direito celebrante será a magistrada Luana Campos, titular da Vara de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórias Cíveis da Comarca de Rio Branco.


As inscrições com as 500 vagas disponíveis estavam abertas em agosto e podiam ser feitas no Fórum Barão do Rio Branco, no Centro da capital acreana. Era preciso apresentar, dentre os documentos, certidão de nascimento, casamento, averbação do divórcio (para os divorciados), entre outros.


A iniciativa, ainda que aberta a todos que desejem oficializar o matrimônio, tem como foco principal garantir à parcela menos favorecida da população a validação de seus direitos civis. Por isso, as taxas (de cerca de R$ 300 por casal) correm à custa dos próprios cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais. No ano passado, 201 casais participaram da cerimônia.


Casamento Coletivo na Expoacre em 2023 reuniu mais de 200 casais — Foto: Melícia Moura/Rádio CBN Rio Branco

Casamento Coletivo na Expoacre em 2023 reuniu mais de 200 casais — Foto: Melícia Moura/Rádio CBN Rio Branco

A Expoacre começou no último sábado (31), com a tradicional Cavalgada, e termina dia 8 de setembro. A feira agropecuária tem uma programação que vai desde exposição de produtos em geral, venda de alimentos até shows de cantores nacionais e locais.


Este ano, a organização da Expoacre Juruá e da Expoacre 2024 está sob a coordenação da Casa Civil. Foi criada uma comissão para organizar os eventos por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).


Programação – 06/09 (quinta-feira)

 


  • • 17h – Casamento Coletivo na Expoacre 2024
  • 18h – Abertura ao público dos estandes de exposições dos setores de gastronomia e das atividades de negócios e entretenimento
  • Palcos alternativos
  • 0h – Fechamento dos estandes de exposições
  • 3h – Encerramento de todas as atividades

 


Este ano, o governo incluiu dois shows gratuitos na programação. O primeiro foi de Marília Tavares, na segunda (2), e o segundo foi do grupo Limão com Mel, na terça-feira (3). O cantor Wanderley Andrade também chegou a ser anunciado como atração surpresa na Expoacre 2024, mas na quinta (5), o governo anunciou o cancelamento da apresentação.


A programação da sexta noite de Expoacre 2024 contou com show do cantor gospel Thalles Roberto. Ele havia sido anunciado há três meses e embalou a noite desta quinta-feira (5)Ele já veio à Expoacre em 2013. O show que deve encerrar o evento agropecuário é de Henry Freitas.


Transporte, segurança e permanência de menores

 


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) montou uma estação especial de embarque e desembarque para quem vai precisar utilizar o transporte público, próximo ao acesso principal do Parque de Exposições Wildy Viana, no Segundo Distrito. Os ônibus irão levar e trazer os participantes da Expoacre 2024.


Até às 23h30, uma linha exclusiva de ônibus vai levar os passageiros do Terminal Urbano, no Centro, até o Parque de Exposições. A partir desse horário, até às 5h, o desembarque será feito em frente à Galeria Cunha, próximo à Organização Central de Atendimentos (OCA), onde haverá um ponto de táxis e mototáxis para levar as pessoas até os bairros.


Ainda conforme a RBTrans, haverá um ponto de táxi e mototáxi disponível para os frequentadores da feira a partir das 17h. O desembarque e embarque deve ser feito no bolsão localizado na estrada do parque, próximo à entrada principal. Haverá apoio de agentes de trânsito na travessia da estrada.


Por noite, o governo garantiu que haverá 200 agentes fazendo a segurança da população no entorno e dentro do parque. Esses servidores são das polícias Militar, Civil, Penal, do Corpo de Bombeiros Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Departamento de Trânsito do Acre (Detran) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).


Vale lembrar ainda que há uma portaria que regulamenta a permanência de menores de idade na Expoacre, tanto nos shows, como no parque de exposições. Menores de 16 anos não podem entrar desacompanhados na Expoacre 2024, qualquer que seja o horário, qualquer que seja o local dentro do parque de exposições.


Fonte: G1 Acre


Sair da versão mobile