O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia (PP), decretou nesta quarta-feira (11) a criação de um gabinete de crise para lidar com os efeitos das fortes queimadas e a má qualidade do ar que têm afetado gravemente o município. O Decreto estabelece medidas emergenciais para proteger a população, diante dos altos índices de poluição atmosférica que ultrapassam em oito vezes o limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A decisão é respaldada por orientações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e da Defesa Civil Estadual, que alertaram para os perigos da poluição, além de dados que mostram uma concentração de partículas poluentes de 111,91 µg/m³ no ar, bem acima dos 15µg/m³ recomendados pela OMS. A falta de chuvas desde abril, aliada às queimadas, tem agravado a situação, resultando em sérios riscos à saúde pública, especialmente para crianças, idosos, gestantes e pessoas com problemas respiratórios e cardiovasculares.
O gabinete será composto por representantes de diversas secretarias municipais, incluindo as pastas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, além da Defesa Civil e da Unidade Mista de Saúde. O grupo será responsável por coordenar ações e estratégias para minimizar os impactos da poluição do ar e das queimadas na população.