Pesquisar
Close this search box.
posto village ezgif.com gif to avif converter

Ataque deixa pelo menos 10 indígenas feridos em Douradina, no Mato Grosso do Sul

ataque indigenas

Um ataque de ruralistas deixou pelo menos dez indígenas dos povos Guarani e Kaiowá feridos na região de Douradina, em Mato Grosso do Sul, no início da tarde deste sábado (3). De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o ataque ocorreu um dia após a Força Nacional se retirar do local.


Ainda conforme o CIMI, “jagunços fortemente armados” atiraram com munição letal e balas de borracha. Segundo apuração inicial do órgão, dois indígenas feridos estão em estado grave — um teria levado um tiro na cabeça e outro um tiro no pescoço, aparentemente alvejados com munição letal. Seis feridos foram encaminhados ao Hospital da Vida, em Dourados, e não há informações sobre os outros dois feridos.

O ataque ocorreu na retomada Pikyxyin, uma das sete na Terra Indígena Lagoa Panambi, identificada e delimitada desde 2011. De acordo com o CIMI, na última sexta-feira (2) um outro ataque já havia ocorrido no mesmo local, mas não deixou feridos.


Pelas redes sociais, a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) também se manifestou sobre o ocorrido. “É mais um massacre de Guarani Kaiowá na terra indígena. Pedimos ambulância e equipe médica. Os pistoleiros das fazendas continuam disparando armas de fogo contra a vida das famílias indígenas. Pedimos justiça”, publicou.



CNN entrou em contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e com a Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul. A reportagem será atualizada assim que houver retorno dos órgãos.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
(ac) banner qua e qui verde 31 07e01 08

Últimas Notícias