O Fraudômetro, iniciativa da Serasa Experian, mostra que de 1 de janeiro a 10 de agosto de 2024 já ocorreram 12.845 tentativas de fraude no Estado do Acre. São golpes de identidade, segundo a plataforma, que revelam a quantidade de tentativas de golpe ocorridos no Brasil. O segmento que mais sofre tentativas de fraudes é o de bancos e cartões, seguido das financeiras, serviços, varejo e telefonia.
O cálculo online é uma estimativa, feita com base na média consolidada de fraudes de identidade observadas. O número indicado no contador online pode ser usado como referência para alertar e conscientizar consumidores e empresas brasileiras a respeito dos riscos associados às fraudes.
O Fraudômetro é baseado no Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, que leva em conta o total de consultas mensais na base da companhia e a estimativa de risco de fraude obtida com a aplicação de modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela empresa. Além disso, ele também conta com o volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referente a vários pontos.