Pesquisar
Close this search box.
posto village ezgif.com gif to avif converter

Rio Branco avalia criação de barragem no rio para captar água na estiagem

imagem do whatsapp de 2024 07 04 as 09.25.20 6182fd13 1000x600
RIO ACRE - FOTO: WHIDY MELO

A prefeitura de Rio Branco e órgãos de defesa e controle avaliam estratégias para contornar e evitar possíveis danos causados pela severa estiagem que afeta a capital acreana e o Rio Acre, que abastece a população.


O nível do Rio Acre tem alcançando níveis preocupantemente baixos, atualmente medindo 1,78 metros, próximo à histórica marca dos últimos 52 anos, quando em 2 de outubro de 2022, marcou 1,25 metros.


O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, destacou a necessidade de um plano de contingência robusto para enfrentar a seca, enfatizando a possibilidade de intervenção no Rio Acre, com criação de barragem, canalização e aprofundamento no ponto do flutuante, para que a captação de 1.600 litros por segundo seja possível.


A prefeitura destaca a importância de medidas cuidadosas, reforçando a necessidade de um esforço conjunto e coordenado para enfrentar os desafios impostos pela seca no Rio Acre.


Participaram da reunião que trata o assunto a Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal (Comdec), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) e o Ministério Público do Acre (MP-AC).


 


Com informações da Prefeitura de Rio Branco


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
banner ac 24h

Últimas Notícias