A prefeitura de Rio Branco e órgãos de defesa e controle avaliam estratégias para contornar e evitar possíveis danos causados pela severa estiagem que afeta a capital acreana e o Rio Acre, que abastece a população.
O nível do Rio Acre tem alcançando níveis preocupantemente baixos, atualmente medindo 1,78 metros, próximo à histórica marca dos últimos 52 anos, quando em 2 de outubro de 2022, marcou 1,25 metros.
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, destacou a necessidade de um plano de contingência robusto para enfrentar a seca, enfatizando a possibilidade de intervenção no Rio Acre, com criação de barragem, canalização e aprofundamento no ponto do flutuante, para que a captação de 1.600 litros por segundo seja possível.
A prefeitura destaca a importância de medidas cuidadosas, reforçando a necessidade de um esforço conjunto e coordenado para enfrentar os desafios impostos pela seca no Rio Acre.
Participaram da reunião que trata o assunto a Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal (Comdec), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) e o Ministério Público do Acre (MP-AC).
Com informações da Prefeitura de Rio Branco