O ator norte-americano Robert Downey Jr., 59, foi anunciado como Doutor Destino nos próximos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) na San Diego Comic-Con no sábado (27). Depois de viver o Homem de Ferro por mais de dez anos, ele retorna à franquia como um novo personagem.
Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o Doutor Destino é o alter ego de Victor von Doom. Ele aparece pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel na revista “Quarteto Fantástico #5”, de 1961. O vilão usa uma máscara de ferro e uma armadura e é considerado uma das mentes e cientistas mais brilhantes da Terra, segundo a base de dados da Marvel.
Na faculdade, ele conhece um aluno tão brilhante quanto ele, Reed Richards, o Senhor Fantástico, que acaba se tornando seu maior adversário. Quando uma máquina que criou explode e deixa várias cicatrizes em seu rosto, ele culpa o colega. A partir desse sentimento de revolta, nasce o Doutor Destino.
Ele volta para sua terra natal Latvéria, um país fictício, na Europa, derruba o líder e assume o poder, com o objetivo de dominar o mundo. Entre seus esquemas para atingir o objetivo, ele entra em conflito com o Quarteto Fantástico.
Downey Jr. não será o primeiro a interpretar o vilão nos cinemas. O ator australiano Julian McMahon deu vida ao vilão em “Quarteto Fantástico” (2005) e o britânico Toby Kebbell na sequência de 2015. Os filme foram lançados sob selo da 20th Century e não fazem parte do MCU. Uma nova versão do quarteto de heróis está sendo filmado e deve estrear em 2025.
A presença do então Homem de Ferro no MCU como Doutor Destino foi confirmada nos próximos filmes dos Vingadores, “Apocalipse” e “Guerras Secretas”, que devem chegar aos cinemas em 2026 e 2027, respectivamente.