Ícone do site Ecos da Noticia

‘Me sinto realizada e valorizada com essa obra’, afirma pescadora sobre futura sede da associação da classe em Rio Branco

whatsapp image 2024 07 24 at 17.25.01

Maria Liberdade comemora estrutura que será propriedade da comunidade pesqueira. Foto: Ascom/Seop

“Nasci, fui criada e estou até hoje aqui na pesca. Me sinto realizada e valorizada com essa obra”. O depoimento de Maria Liberdade da Silva reflete a felicidade dos 1.200 filiados que estão próximos de receber do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a sede própria da Colônia dos Pescadores de Rio Branco.


O Estado trabalha intensamente para concluir, em agosto, a obra de reforma do prédio, para que os pescadores possam deixar o espaço alugado e sem estrutura adequada que ocupam agora, e se instalar na nova sede, situada na Avenida Epaminondas Jácome, no bairro Cadeia Velha.


Parte interna da edificação recebeu diversas melhorias. Foto: Ascom/Seop

Com a propriedade de quem sempre viveu do rio a partir da pesca, Maria Liberdade afirmou que a edificação proporcionará estrutura adequada para assegurar mais qualidade ao seu trabalho e, consequentemente, aos produtos que serão consumidos pela população.


“Já podemos observar que o novo local é uma maravilha, um presente que Deus converteu para nós, porque estávamos naquele espaço pequeno e que não era nosso. Trabalhamos bastante e merecemos esse benefício. Estou muito honrada e grata a Deus e a todos que estão fazendo por nós, pescadores e pescadoras”, comemorou Liberdade.


Presidente da Colônia de Pescadores ficou satisfeita ao realizar visita à reforma da sede. Foto: Ascom/Seop

A presidente da Colônia de Pescadores, Maria Lenes de Andrade, ressaltou que a obra do governo é a garantia de um ambiente em conformidade com os anseios dos pescadores. “Há 20 anos estou no cargo e posso dizer que é gratificante alcançarmos o que é o maior sonho da diretoria e dos pescadores”, enfatiza.


Nova sede da Colônia de Pescadores beneficiará pescadores e consumidores do Acre. Foto: Ascom/Seop

A reforma do prédio público para implantação da instituição está em fase de conclusão. Atualmente, a execução dos serviços passa por finalização da pintura e da cerca de alambrado, bem como da rede de esgoto e estrutura da caixa d’água. Também serão realizadas as instalações elétricas.


“Fomentar a economia dos pescadores da região é uma prioridade do governador Gladson Cameli. Este investimento é muito significativo para a gestão, pois contribui com a classe trabalhadora que precisava desse reconhecimento e valorização, para continuar prestando serviços de ainda mais qualidade para nossa população. Agora os pescadores terão um espaço amplo, climatizado, moderno e confortável”, ressaltou o gestor da Seop, Ítalo Lopes.


Reforma da Seop também vai mudar para melhor a vida da pescadora Ezilma Barros. Foto: Ascom/Seop

A pescadora Ezilma Barros também acredita que a edificação irá suprir as demandas da categoria. “Lutamos bastante para adquirir essa propriedade, então estamos muito felizes com o resultado da obra e pelo governo olhar por nós, que somos de uma área tão sofrida e que busca a sobrevivência a partir da venda da nossa pesca”, frisa.


O investimento na obra de reforma da sede da Colônia dos Pescadores é de mais de R$ 1,1 milhão, proveniente de emenda parlamentar da ex-deputada federal Vanda Milani e de recursos próprios do Estado.


Sair da versão mobile