O cavalo Caramelo, que se tornou símbolo de resistência em meio às enchentes que atingiram o RS em maio, está saudável e já ganhou 40 kg desde que foi resgatado do telhado de uma casa em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, em 9 de maio. (Relembre abaixo)
O Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) atualizou o quadro clínico do animal. Na sexta-feira (19), Caramelo recebeu uma vacina que previne tétano, influenza e encefalomielite equina, e fez exames de rotina, como coleta de sangue.
“Tá imunizado, e os exames dele estão em dia”, diz a médica veterinária residente Louise Maciel.
De acordo com Louise, Caramelo está pesando 380 kg e não há mais necessidade de tomar suplementos. Quando chegou à Ulbra, o cavalo estava 50 kg abaixo do ideal e com um quadro de desidratação.
Em junho, o cavalo ganhou um microchip. A tecnologia permite identificar e monitorar a evolução da saúde do animal. Com o dispositivo, as informações vão para um banco de dados, sendo possível acompanhá-lo ao longo da vida.
O tutor do animal não foi identificado, apesar de algumas pessoas se apresentarem no hospital como proprietários, o que não foi confirmado.