Acre tem 99 emendas impositivas no Orçamento Geral da União 2024

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Indicados ao Orçamento Geral da União de 2024, o Acre tem R$ 110.568.238,00 em transferências especiais decorrentes de 99 emendas individuais impositivas, segundo o estudo “Evolução das emendas individuais impositivas – transferências especiais”, publicado no fim de junho pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).


A publicação explica que após intensos debates no Congresso Nacional sobre a definição ou a alocação do orçamento público federal, as emendas parlamentares passaram a ser impositivas. Com a Emenda Constitucional 105/2019, na qual foi inserida a emenda de transferência especial, que possibilita ao gestor municipal maior flexibilidade na aplicação dos recursos, permitiu-se um atendimento mais adequado às necessidades locais.


captura de tela 2024 07 01 220347


“Emendas parlamentares são propostas por meio das quais os parlamentares podem opinar ou influir na alocação de recursos públicos”, explica o estudo da CNM. A Emenda Constitucional 105/2019 criou as chamadas “Transferências Especiais”, que são espécies de emendas individuais que podem ser transferidas diretamente para os demais Entes federados.


Dentre os dados coletados, observamos a distribuição das emendas especiais indicadas ao orçamento do ano de 2024, levando em consideração volume por Estado, tanto de emendas quanto dos valores de recursos. O cenário aponta que os Municípios dos Estados com maior montante de recursos destinados foram respectivamente Minas Gerais, seguido de São Paulo e Rio Grande do Sul.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias