Abandono do Parque Plácido de Castro é investigado no Acre

destacada 1 recuperado recuperado 2 976x600
Imagem: Reprodução A Gazeta do Acre

Criado com o propósito de ser um dos pontos turísticos do Acre, o “museu” a céu aberto que conta a história da morte do “herói” da Revolução Acreana, Plácido de Castro, encontra-se atualmente abandonado. O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu abrir uma investigação para apurar o abandono do espaço público. O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta segunda-feira, 1°.


O Parque Municipal Plácido de Castro foi construído em agosto de 2008, durante o governo petista de Binho Marques, na região do Seringal Benfica, local da emboscada de 9 de agosto de 1908, que culminou com a morte do coronel José Plácido de Castro. A obra comemorava o centenário do fato histórico.


De acordo com a promotora Dulce Helena de Freitas Franco, chegou ao conhecimento do Ministério Público Estadual, mediante Relatório Técnico nº 505/2023, elaborado pelo Núcleo de Apoio Técnico do órgão, a notícia sobre o suposto abandono do Parque Histórico e Ambiental José Plácido de Castro, localizado no Seringal Benfica, na zona rural de Rio Branco.


Diante disso, o MP-AC instaurou um procedimento preparatório que antecede o inquérito civil para apurar as denúncias. “Com o fito de apurar os fatos ora aventados”, diz trecho do despacho.


A promotoria também determinou que fosse enviado ofício à Fundação de Cultura Elias Mansour, requisitando que, no prazo de 20 dias, preste informações acerca do anteprojeto do Complexo Cultural da Lápide de Plácido de Castro.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias