Ícone do site Ecos da Noticia

Super Mundial de Clubes: veja quais estádios devem receber primeira edição em 2025

geodis park em nashville nos eua pode receber jogos do mundial de clubes de 2025 e1718122734564

Geodis Park, em Nashville, nos EUA, pode receber jogos do Mundial de Clubes de 2025 /Reprodução/Instagram

A direção da Fifa ainda negocia com cidades e proprietários de estádios quais serão as sedes, no Estados Unidos, do Super Mundial de Clubes, que terá 32 participantes e será disputado pela primeira vez de 15 de junho a 13 de julho de 2025. Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os brasileiros já garantidos.


O plano é utilizar até 12 estádios, mesclando arenas maiores, que são usadas pela NFL, a principal liga de futebol americano, com equipamentos menores, que aparecem na MLS, a liga número 1 do “soccer” por lá, como os estadunidenses chamam nosso futebol.


Por questões comerciais e de logística, o Mundial de Clubes será jogado prioritariamente na Costa Leste dos Estados Unidos. Visa ter um fuso horário melhor ao mercado europeu, continente que terá 12 times participantes.


Mas também é preciso “dividir” o país porque no mesmo período estará ocorrendo a Copa Ouro, o torneio de Seleções da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central), e que terá partidas majoritariamente na Costa Oeste.


A exceção seriam estádios no Texas, que fica bem na região central do país, que poderiam receber jogos das duas competições. E o Seattle Sounders, time norte-americano já classificado para o Mundial, faria ao menos um confronto em seu estádio, o Lumen Field, em Seattle, que fica na Costa Oeste.


Há um certo atraso no anúncio das cidades-sedes e estádios que receberão o Mundial porque as negociações envolvem direito comerciais. Para eventos Fifa, os patrocinadores que dão nomes aos estádios, o “naming rights”, não podem ser citados, por exemplo. Houve também dificuldades quando a Fifa negociou as sedes para a Copa do Mundo de 2026, torneio que os Estados Unidos serão anfitriões junto com México e Canadá.


Devido a isso, o projeto da Fifa de sortear os grupos do Mundial até julho de 2024, “aquecendo” a competição um ano antes visando promoção em busca de patrocinadores, deve ser abortada. Não é possível fazer esse evento sem ter um calendário de onde se jogará. O sorteio deverá ocorrer apenas no fim de 2024 ou início de 2025.


Negociações com os estádios

Apesar dos entraves, a Fifa, com a ajuda da Federação de Futebol dos Estados Unidos e da Concacaf, trata com algumas cidades e proprietários de estádios, o que já torna possível desenhar algum esboço do que possa ser o mapa do primeiro Mundial de Clubes com 32 participantes:


O novo Mundial

A direção da federação internacional projeta uma receita de US$ 2,5 bilhões (R$ 12,4 bilhões) para o novo Mundial de Clubes. O torneio será quadrienal, com a seguinte distribuição de vagas: 12 da Europa, seis da América do Sul, quatro das Américas do Norte e Central, quatro da África, quatro da Ásia, um da Oceania e outro representante do país-sede.


Os clubes serão divididos em oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada passando para as oitavas de final, e a partir daí os confrontos serão eliminatórios, até a final.


Os 29 times já classificados para o Super Mundial:

América do Sul (6 vagas)

Américas do Norte e Central (4 vagas)

África (4 vagas)

Ásia (4 vagas)

Oceania (1 vaga)

Sair da versão mobile