Ícone do site Ecos da Noticia

Chrystian começou a carreira aos 6 anos e fez sucesso cantando músicas em inglês

chrystian ep zezinho

O cantor Chrystian morreu aos 67 anos na noite de quarta-feira (19), em São Paulo. Considerado um dos percussores do sertanejo, o cantor estava internado no Hospital Samaritano.


A causa da morte não foi divulgada, mas Chrystian lutava contra o diagnóstico de um rim policístico – distúrbio no qual cistos se desenvolvem nos órgãos.


Conhecido pela dupla com Ralf, Chrystian começou, na verdade, a carreira musical aos 6 anos.


O cantor Fábio Jr., nas redes sociais, comentou que conheceu Chrystian quando jovem e relembrou a carreira dele. “A gente se conheceu lá nos nossos 12, 15 anos de idaide na Miniguarda. Depois você, Chrystian, e eu, Mark Davis, cantando em inglês… e daí para uma vida toda de carinho e respeito”, disse.


O primeiro EP solo gravada por ele aos nove anos. O nome do disco foi “Zézinho“, já que o nome verdadeiro de Chrystian era José Pereira da Silva Neto.


Com apenas duas músicas, o disco de vinil tinha as faixas “Trenzinho Triste” e “Garotinho Mau”.


Em seu perfil no Instagram, o cantor relembrou a gravação do EP. “Eu tinha 9 anos de idade e não esqueço que gravei no estúdio da RGE, que hoje pertence a Som Livre”, escreveu.


“O dono de lá era o Sr. José Scatena, saudade… Ficavam na Rua Paula Sousa, no bairro do Brás, no mesmo prédio do estúdio da Rádio Bandeirantes”, continuou. “Até que, depois da gravação, eu ia assistir o programa do Enzo de Almeida Passos, um radialista líder de audiência na época, além de ser uma pessoa ótima.”


[Christian] COMPACTOS / SINGLE: ZÉZINHO


Na década 70, ele começou a cantar inglês nos discos de gravadoras.


A faixa “Tears”, originalmente do grupo brasileiro The Buttons, chegou a ser performada por Chrystian em 1975 no programa “Globo de Ouro”, da TV Globo.


“Me orgulho muito em ter conquistado o disco de ouro no México com essa canção”, escreveu Chrystian em publicação no Instagram ao compartilhar apresentação. “Uma grande e inesquecível do Dave Maclean.”


[Christian] Tears - Globo de Ouro


Na década seguinte, o cantor se apresentou no programa “Hits Brasil”, ele apresentou a faixa “Sorrows”, também em inglês. Essa possui a autoria do próprio músico.


“É uma alegria imensa ao relembrar que conquistei o disco de ouro no Brasil com essa canção!”, escreveu Chrystian ao compartilhar trecho da apresentação.


[Christian] Sorrows - Hit's Brasil


Outra faixa em inglês de sucesso do cantor foi “Everywhere”, também com Chrystian como compositor.


“Me emociono muito com essa composição de melodia que é uma das minhas preferidas já gravada e lançada em inglês”, falou o cantor em publicação em seu perfil no Instagram.


[Christian] Everywhere - Hit's Brasil


A dupla com Ralf só foi “oficializada” na década de 1980, com o primeiro disco lançado em 1983.


Sair da versão mobile