Ícone do site Ecos da Noticia

Até março, Acre teve mais de 3 mil doações de sangue

doacao de sangue

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira, 14, que até março deste ano foram realizadas 731.734 doações de sangue no Brasil, sendo 3.327 no estado do Acre.


O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no dia 14 de junho em todo o mundo para agradecer e incentivar o aumento das doações regulares.


Em alusão ao dia e com o objetivo de estimular a doação, o Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira a campanha nacional: “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”.


Em 2023, com mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue coletadas no Sistema Único de Saúde (SUS), a pasta registrou 1,6% da população brasileira como doadora.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que cada país tenha uma população doadora entre 1% e 3%, mas também que cada região avalie qual a melhor taxa para suprir as demandas locais.


Atualmente, o país conta com 32 hemocentros estaduais, além dos diversos serviços de hemoterapia regionais e municipais, que são serviços públicos de hemoterapia, responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes.


No Brasil, pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue. É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum. No dia da doação, é necessário levar documento de identidade com foto.


Homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalos mínimos de dois meses. Já as mulheres podem fazer três doações anuais, com intervalos de três meses entre cada uma.


Sair da versão mobile