Sem dar chances ao rival, o Santos atropelou o Brusque, neste domingo (19), na Vila Belmiro, e retomou a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro com um primeiro tempo quase irretocável. A equipe de Fábio Carille envolveu o rival e aplicou um 4 a 0 com tranquilidade, com gols de Weslley Patati, Giuliano, Willian Bigode e Morelos, em jogo válido pela sexta rodada.
A partida também marcou a volta da torcida à casa do time alvinegro. Depois duas rodadas atuando com portões fechados por conta dos atos de vandalismo que marcaram o rebaixamento do clube, em 2023, o estádio do Santos foi liberado para receber o público, que presenciou o passeio do Peixe e praticou a solidariedade.
A renda de R$ 736 mil arrecadada no confronto será doada para as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.
Próximos jogos
O Santos volta a jogar na próxima sexta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), quando visita o América-MG, na Arena Independência, pela Série B. Já o Brusque tem um compromisso pela terceira fase da Copa do Brasil. A equipe enfrenta o Atlético-GO, nesta quarta-feira (22), às 19h (de Brasília), no estádio Antônio Accioly.
O jogo
O Santos dominou o primeiro tempo da partida quase que em sua totalidade. A exceção foram duas bolas chutadas pelo Brusque de fora da área com Guilherme Queiroz e Rodolfo Potiguar.
De resto, a equipe do Fábio Carille foi soberana. Com as entradas de Weslley Patati, na vaga do contundido Guilherme, e Willian Bigode, no posto de Morelos por opção técnica, o Peixe amassou o rival.
Antes de desandar a fazes gols, já havia produzido boas chances com Otero e Giuliano.
Patati abre a porteira
Aos 21 minutos, o Santos transformou o melhor momento em gol com um cruzamento fechado de Weslley Patati, que atravessou a área e parou no gol.
Mais dois gols de pé em pé
A frente do placar, o time de Fábio Carille foi ainda mais soberano e fez outros dois tentos, mostrando o lado coletivo.
De pé em pé, a bola chegou em Giuliano, aos 33, e Willian Bigode, aos 40, para dar larga vantagem antes de o primeiro tempo encerrar.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Santos continuou controlando a partida. Mas, a frente do placar, o time não precisava acelerar tanto o jogo. Ainda assim, sabia utilizar bem os lados do campo, quando avançava e, por esse setor, criou boas chances com chutes de Otero e Weslley Patati.
Mudanças para dar ritmo
Com o resultado sob controle, o técnico Fábio Carille se deu ao luxo de fazer mudanças para dar mais ritmo de jogo a peças como Patrick e Serginho.
Morelos amplia
Aos 34 minutos, o Santos, mesmo em ritmo controlado, conseguiu ampliar. Dois dos destaques da equipe, João Schimdt fez um grande lançamento para JP Chermont, que protagonizou jogada individual, e deixou Morelos livre para fechar a conta da goleada.
Santos 4 x 0 Brusque
Santos: João Paulo; JP Chermont (Rodrigo Ferreira), Gil, Joaquim e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca, Otero (Patrick), Giuliano (Casares) e Weslley Patati (Serginho); Willian Bigode (Morelos). Técnico: Fábio Carille
Brusque: Matheus Nogueira; Éverton Alemão, Wallace, Matheus Salustiano e Alex Ruan; Rodolfo Potiguar (Jhemerson), Marcos Serrato e Anderson Rosa (Keké) (Diego Tavares); Guilherme Queiroz (Osman), Paulinho Moccelin e Dentinho (Dionísio). Técnico: Luizinho Lopes
Gols: Wesley Patati (21min1ºT), Giuliano (33min1ºT), Willian Bigode (40min1ºT) e Morelos (34min2ºT)
Cartões amarelos
Patrick, João Schimdt, Morelos (Santos)
Público: R$ 736.800,00
Renda: 10.325 pessoas
Motivo: sexta rodada da Série B do Brasileirão
Data e horário: 19 de maio de 2024, às 11h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Daniel Victor Costa Silva (MG)