Ícone do site Ecos da Noticia

Polícia Militar promove trânsito consciente no Maio Amarelo

ascom pmac 300x212

A Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), é responsável por desempenhar diversas operações educativas e de fiscalização com o objetivo de reduzir o número de danos no trânsito do estado.


Visando a intensificação da sua atuação, durante o quinto mês do ano, são realizadas ações em alusão ao Maio Amarelo, um movimento coordenado pelo poder público e a sociedade civil, com a intenção de chamar a atenção para os índices de mortes e ferimentos no trânsito em todo o mundo, assim como promover boas práticas.


BPTran busca contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e harmonioso, onde cada cidadão se torna parte ativa na preservação da vida e na redução de acidentes. Foto: Carlos Alexandre/Secom

 

O movimento foi criado com base em resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas e usa a cor amarela para simbolizar a atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.


Com campanhas educativas, o Maio Amarelo promove ações educativas voltadas para os condutores de veículos. Foto: Davi Barbosa/PMAC

 

A tenente-coronel da Polícia Militar e comandante do BPTran, Eliana Maia, conta que, neste mês, os profissionais estão se voltando para a prevenção e estímulo da conscientização das pessoas: “Buscamos educar os condutores prezando pelo cuidado com todos, principalmente os mais vulneráveis. Mas para que essa educação seja efetiva, precisamos de uma sociedade com uma maior consciência individual”.


Tenente-coronel Eliana Maia destaca que em todo o Acre há ações de policiamento de trânsito, buscando promover segurança em todos os municípios. Foto: Carlos Alexandre/Secom

 

As ações educativas acontecem em todo o estado e contam com a colaboração de diversas instituições como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans). Ao longo do mês, o Batalhão de Trânsito comparecerá em escolas e principais avenidas para alcançar o maior número de pessoas.


A comandante também destacou o alcance do Batalhão de Trânsito em 2024, já contabilizando mais de 650 operações e cerca de 14 mil abordagens em ações como Lei Seca, Ciclista Seguro e Trânsito Seguro. No ano de 2023, a instituição de segurança realizou mais de 81 mil abordagens.


No último domingo, em alusão à campanha de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, foi realizada a 1ª Corrida BPTran com a participação da sociedade civil. Foto: Andréia Nobre/Secom

 

Essas ações contínuas refletem o compromisso da Polícia Militar do Acre em promover a segurança no trânsito e conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis ao volante.


Sair da versão mobile