Lovisaro é escolhido pelo CNPG para presidir o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas

whatsapp image 2024 05 15 at 16.48.11 1000x600

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, foi escolhido para presidir o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) ocorrida nesta quarta-feira, 15.


O grupo foi criado em fevereiro de 2002 por iniciativa do CNPG, com o objetivo de articular ações visando uniformizar e fortalecer a atuação contra o crime organizado em todo o país.


Composto pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaecos), o GNCOC atua de maneira integrada com as Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), as Receitas Estadual e Federal, entre outros órgãos.


Por meio da capacitação de membros e servidores do Ministério Público brasileiro, o GNCOC promove a disseminação de novas metodologias, práticas, técnicas operacionais e a troca de informações e experiências nas ações de investigação.


Esta não é a primeira vez que o procurador-geral Danilo Lovisaro assume a coordenação de um grupo nacional. Para assumir a nova função, ele deixa a coordenação do Grupo Nacional dos Coordenadores de Centros de Apoio Operacional Criminal (GNCCRIM), o qual esteve à frente de maio de 2023 a maio de 2024.


Danilo Lovisaro possui doutorado pela Università Degli Studi di Roma Tor Vergata, é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor associado da Universidade Federal do Acre. Ingressou no Ministério Público acreano em 1998 e já desempenhou funções de destaque, especialmente na área criminal, incluindo a coordenação do Gaeco do MPAC no período de 2018 a 2022.


O novo presidente do GNCOC expressou satisfação pela indicação para ocupar a função e agradeceu ao presidente do CNPG, Jarbas Soares Júnior, e aos demais membros do Colegiado por endossarem seu nome. Ele destacou seu compromisso em honrar a missão recebida, utilizando sua experiência no enfrentamento ao crime organizado, desde o combate ao grupo de extermínio no Acre, no início da carreira, até a coordenação do Gaeco antes de se tornar procurador-geral.


“Agradeço ao presidente do CNPG, Dr. Jarbas, e aos demais integrantes do Colegiado pela indicação. Pretendo trabalhar para honrar esta missão que me foi dada, aproveitando minha experiência profissional dedicada à atuação no enfrentamento ao crime organizado. Com o conhecimento adquirido ao longo dos anos e o apoio dos integrantes dos GAECOS e dos procuradores-gerais, certamente conseguiremos estreitar a atuação dos GAECOS para que possamos definir estratégias cada vez mais integradas e eficazes no combate à criminalidade organizada, dando ênfase a métodos avançados de investigação e sugestões de textos normativos que possam inspirar modificações na legislação atual”, afirmou Danilo Lovisaro.


 


 


 


Agência de Notícias do MPAC


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias