Pesquisar
Close this search box.
1200 x 250

Acre terá programação especial na Semana Nacional de Museus

foto pedro devani 2 1000x576

Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 18 de maio, a Semana Nacional de Museus atinge este ano a sua 22ª edição. Pela primeira vez o Museu dos Povos Acreanos (MPA) participa do evento, que acontece de 15 a 19 de maio.


Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, a programação diversificada, com palestras, cursos e mesa-redonda, tem o objetivo de promover a aproximação entre as instituições e comunidade, além de aumentar o público visitante.


“A participação do MPA na Semana Nacional de Museus é importante, pois, além da divulgação das pesquisas realizadas pelos professores presentes, incentiva a parceria entre o museu e as instituições”, enfatiza Paola Ribeiro, que é curadora do Museu.


As atividades realizadas no MPA durante a Semana Nacional de Museus, é fruto de uma parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac) e com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).


Com direito a certificados aos acadêmicos, as inscrições para a participação nas palestras, curso e mesa-redonda, podem ser feitas de forma online clicando aqui ou presencialmente.


Confira a grade de Programação:


15/05 – Quarta-feira


– 15h às 17h – Auditório Florentina Esteves


Abertura: coordenador do MPA, Ferleno Ferreira


– Palestra De Pensionato a Museu, com as arquitetas Andréa Nobre e Aurinete Malveira


16/05 – Quinta-feira


– 15h às 17h – Auditório Florentina Esteves


Mesa-redonda Povos Acreanos: com mediação da historiadora Odiceula Souza e a participação de Francisca Arara, titular da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas do Acre (Sepi) e dos professores da Ufac, Valmir Araujo e Ramon Nere


17/05 – Sexta-feira


– 14h às 18h – Auditório Florentina Esteves


Minicurso “Patrimônio cultural e educação patrimonial como ferramenta para construção da cidadania” ministrado pelo professor João Paulo Pacheco (Ufac), com certificado


– 17h – Átrio Catraia: Contação de histórias e causos regionais, com o grupo Estrela Altaneira


18/05 – Sábado – Átrio Catraia


– 14h – Átrio Catraia: Oficina de expressão com o grupo Arte de Ser, inspirada nas salas de exposição do MPA


– 16h – Auditório Florentina Esteves: Exibição do documentário Ponte de Memórias, da cineasta Alcinete Damasceno


19/05 – Domingo


– 17:30 – Átrio Catraia: Encerramento da Semana Nacional de Museus com a apresentação da peça Fiandeiro de Tempos, produção do Coletivo Iluminar


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
23.1 digital master super banner pmrb rbo do futuro 2024 ezgif.com gif to avif converter (1)

Últimas Notícias