Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

PF totaliza 9 corpos em barco no PA e confirma que são migrantes da África

barco sendo levado por outro para corpos serem periciados no para 1713189737318 v2 450x450.jpg
Barco sendo levado por outro para corpos serem periciados no Pará Imagem: Reprodução/PF
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A PF informou na madrugada de hoje que um total de oito corpos estavam no barco achado por pescadores à deriva no sábado (13), em uma área conhecida como Barra do Quatipuru, próxima à praia de Ajuruteua, em Bragança (PA). Outro corpo foi localizado próximo à embarcação, mas a PF crê se tratar do mesmo grupo, totalizando nove mortos.


Pelos documentos, a PF informou que se trata de pessoas migrantes da região da Mauritânia e de Mali, na África. Não está descartada que algumas dela sejam de outras nacionalidades. O trabalho de identificação dos corpos começou ontem à noite.


A Marinha afirmou que o barco foi encontrado sem motor, leme ou vela, ou seja, sem qualquer mecanismo de propulsão. Além disso, a embarcação parece ter sido feita de forma artesanal em fibra de vidro e não tinha sistema de controle e navegação.


Imagem

Imagem: Arte/UOL

Como seria possível um barco chegar ao Pará vindo da África?

Segundo especialistas em correntes marinhas ouvidos pela coluna, é possível, sim, viajar entre esses continentes.


É viável que uma embarcação vinda da África tenha se perdido no oceano e, ao se aproximar da costa, as correntes a tenham empurrado aqui para a região Norte. Ela poderia ser direcionada principalmente nesse período de março e abril, quando os ventos estão muito fortes.Vando Gomes, coordenador do Laboratório de Hidráulica Ambiental da UFPA


Não seria inédito

Carlos Teixeira, doutor em Oceanografia e professor da UFC (Universidade Federal do Ceará), lembra que houve pelo menos um caso noticiado de embarcação que foi levada pelas correntes até o Pará. Trata-se dos sobreviventes do Burgerland, navio naufragado em 1944, entre o continente africano e o Brasil, e que ficou conhecido após liberar fardos de borracha que chegaram à costa brasileira entre 2018 e 2021. Ele afundou a 1.185 km do Recife.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias