FOTO: REPRODUÇÃO G1
A enchente do Rio Acre, que alcançou a marca de 17,86 metros na medição das 18h desta terça-feira (5), segundo a Defesa Civil de Rio Branco, está mantendo seis unidades de saúde da capital sem funcionar.
Entre as unidades fechadas estão:
Urap Augusto Hidalgo de Lima, no bairro Palheiral
Urap Eduardo Assmar, no bairro Quinze
USF Maria de Jesus de Andrade, no bairro Taquari
USF Genilson Pinto de Souza, no bairro Triângulo
Centro de Saúde Dr. Mário Maia, no bairro Cadeia Nova
Unidade de Saúde do Belo Jardim Rural
Em reportagem do portal g1 Acre, a secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, diz que uma das unidades mais acometidas é a que fica localizada no bairro Triângulo, que está totalmente coberta pelas águas.
“Ela está totalmente alagada, tivemos que tirar todos os equipamentos, os materiais daquela unidade, e para essas pessoas que eram atendidas especificamente ali, nesse momento estão se deslocando à USF José Adriano, que fica um pouco mais acima, mas que fica no mesmo bairro. Fora isso tem outras unidades, até mesmo na zona rural, que nos deixa muito tristes”, informou a secretária.
São 48 bairros e 18 comunidades rurais atingidos pela cheia em Rio Branco em 2024. Mais de 4,6 mil pessoas precisaram deixar suas casas, segundo a prefeitura da capital, com dados desta terça (5). Segundo a Energisa, companhia responsável pela distribuição de energia elétrica no Acre, já são mais de sete mil imóveis com fornecimento suspenso.