A Prefeitura de de Rio Branco, por meio da Secretaria Muncipal de Agricultura (Seagro), promoveu um curso de filetagem aos produtores das comunidades Quixadá e Panorama. O objetivo principal é agregar valor ao pescado a ser comercializado por eles na Feira do Peixe, nos dias 27, 28 e 29 deste mês.
Para a engenheira de Alimentos, Guiomar Souza, é muito importante que os pescadores tenham essa vivência e saibam realmente tratar e retirar as espinhas.
“Isso vai agregar valor, vai aumentar a quantidade de peixe que eles vão conseguir colocar no mercado e o cliente vai ficar muito mais feliz porque vai consumir um peixe sem espinha que é mais fácil para dona de casa.”
Além da filetagem, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre boas práticas de manipulação e armazenamento visando atender aos padrões exigidos pelo mercado e órgãos reguladores.
“São pessoas que normalmente trabalham já tratando o peixe, como a gente fala, na linguagem técnica, processando o pescado, mas que têm alguns costumes que ainda precisam melhorar. Então, para eles é uma adaptação às novas práticas. Como se a gente fosse fazer uma reciclagem, um novo curso, aprender algo a mais”, explicou o engenheiro de pesca, Antoni Lima.
Foram oito horas de curso e de acordo com o secretário da Seagro, Eracides Caetano, a iniciativa representa um importante passo na valorização da pisicultura local e oferece aos produtores a chance de aprimorar suas habilidades para se manter competitivos no mercado.
“Esse pessoal está se preparando para o mercado. Todo mercado de carne e produção é a qualidade. Então hoje eles estão se preparando para vender com mais qualidade e agregar valor no produto deles. Quando é um peixe filetado, ele agrega 20%, 30% a mais no valor, ressaltou Eracides.
O produtor Lenilson Magalhães disse que trabalho na Feira do Peixe há muitos anos, principalmente na do Panorama, mas apenas na venda.
“Essa parte de filetagem é muito importante porque agrega valores para a gente e também é uma técnica nova para a gente saber manusear, fazer a tratagem correta, o filetamento correto, sem deixar nenhuma espinha e o cliente sair satisfeito.”
Por Assecom/Prefeitura de Rio Branco