Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Preço de medicamentos deve subir até 4,5% a partir deste domingo; entenda o cálculo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O governo federal autorizou o aumento em até 4,5% de preços de remédios a partir deste domingo (31). As empresas poderão ajustar os valores em até 15 dias.


O ajuste máximo dos produtos foi determinado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que é chefiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Em resolução, a CMED afirma que o teto de preços foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no último ano. Entre março de 2023 e fevereiro de 2024, o valor foi de 4,5%.


O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira (28). Segundo o CMED, as empresas farmacêuticas deverão dar “ampla publicidade de seus produtos, por meio de publicações em mídias especializadas de grande circulação”.


Dois fatores também foram estudados para a decisão. Um deles é a previsão de produtividade da indústria farmacêutica, que foi negativa para o período entre julho de 2023 e junho de 2024. O outro trata das variações do custo de importação de insumos e das tarifas públicas. Em ambos os casos, os índices foram equivalentes a zero.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias