Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

MPF-AC entra com ação para suspender mineração em áreas próximas a terras indígenas

Terra Indígena Nukini é uma das que têm áreas sensíveis sendo pesquisadas para exploração de minério, segundo o MPF — Foto: Marcos Vicentti/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O Ministério Público Federal no Acre (MPF-AC) entrou com uma ação para suspender autorizações de mineração em áreas próximas a terras indígenas no estado. O órgão aponta irregularidades da Agência Nacional de Mineração (ANM), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da União no processo que concede autorizações para a atividade, e aponta que a exploração pode causar impactos sociais e ambientais negativos nas comunidades indígenas próximas.


Além de pedir a suspensão das autorizações já concedidas, o MPF também pede a interrupção de pesquisas em curso para impedir a concessão de novas autorizações. A ação também pede pagamento de multa de R$ 50 mil por dia de atraso no cumprimento das obrigações.


As irregularidades, segundo o MPF, incluem a falta de consulta prévia nem comunicação aos povos que habitam as terras indígenas vizinhas a locais explorados pela mineração.


Irregularidades, segundo o MPF, incluem a falta de consulta prévia e comunicação aos povos indígenas — Foto: Marcos Vicentti/Secom

Irregularidades, segundo o MPF, incluem a falta de consulta prévia e comunicação aos povos indígenas — Foto: Marcos Vicentti/Secom

A ação, assinada pelo procurador André Luiz Cunha, também pede tutela de urgência, “tendo em vista que AMN pode conceder, caso compreenda tratar-se de ato válido, novas outorgas para lavra e/ou pesquisa em áreas sensíveis aos povos Katukina/Kaxinawá, Nukini, Puyanawa e outros que habitam o Acre, sem qualquer consulta prévia, livre e informada aos povos afetados, tampouco participação da Funai”.


“A população indígena local estará exposta a um perigo não mensurado pelo órgão ambiental, tampouco pela fundação indigenista”, ressalta o procurador.


 


Investigação

 


Moradores da TI Puyanawa em Mâncio Lima, no interior do Acre — Foto: Marcos Santos/Secom

Moradores da TI Puyanawa em Mâncio Lima, no interior do Acre — Foto: Marcos Santos/Secom

Em 2020, um inquérito do MPF apurou que, segundo o Instituto Socioambiental (ISA), existiam 4.495 requerimentos minerários em áreas que atravessam ou eram próximas a terras indígenas e unidades de conservação de proteção integral. Em 2021, a AMN informou ao MPF a existência de 26 requerimentos de pesquisa para prata e areia nas terras indígenas de Nukini e Katukina/Kaxinawá.


A partir desses dados, o MPF decidiu apurar os impactos das atividades que os requerimentos de pesquisa nas terras indígenas de Nukini e Katukina/Kaxinawá poderiam causar.


“Dando continuidade às investigações, análise de recortes topográficos evidenciou a existência de diversos processos minerários em áreas limítrofes a terras indígenas, além de alguns que chegam a tocar os limites conhecidos dessas terras. Diante das informações, o MPF tornou a questionar a ANM, a Funai e o ISA acerca das consequências socioambientais às comunidades”, ressalta o MPF.


Projeto que autoriza exploração

Em 2022, a Câmara dos Deputados aprovou a urgência de votação do projeto de lei que pretende liberar a mineração em terras indígenas. Três dos oito deputados federais do Acre foram favoráveis à urgência para votação do projeto: Alan Rick (DEM), Dra. Vanda Milani (SD) e Mara Rocha (PSDB).


À época, o coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Juruá e líder dos Ashaninka, Francisco Piyãko, e o antropólogo e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Marcos Matos, falaram sobre os impactos que essa atividade pode trazer aos povos e comunidades indígenas do estado.


Piyãko criticou que os povos indígenas não estão sendo consultados sobre esse projeto de lei e disse que projetos como esse são contra os direitos dos povos indígenas.


“O movimento indígenas do Brasil não tem diálogo com esse governo, não é consultado, as comunidades indígenas não conhecem esse governo, o que tem são essas informações que circulam. Graças a Deus estamos em um momento que gente a tem acesso ao que está acontecendo no país. Nosso movimento indígena tem demonstrado uma resistência e se posicionado muito bem e protegido o território indígena. Se não fosse esse movimento que estamos fazendo, talvez, estaria só as cinzas porque estão queimando floresta com tudo”, pontuou durante o programa Audiência Pública, da CBN Rio Branco.


O antropólogo e professor da Ufac Marcos Matos, que também participou do programa, disse que a mineração não é única questão listada que vai prejudicar o meio ambiente. Há ainda a construção de barragens de aproveitamento hidrelétrico, de hidrocarboneto, gás e petróleo e, no final da proposta legislativa, ainda é colocada a exploração de sementes transgênicas em terras indígenas.


“Ou seja, o que esse PL está fazendo é abrir as terras indígenas para uma exploração altamente predatória que desconsidera as formas tradicionais de ocupação desses territórios e os jeitos indígenas de viver na terra. Além disso, o direito à oitiva só é consagrado nesse PL às comunidades que vivem em terras homologadas, então, as terras indígenas que estão em processo administrativos de demarcação, identificação e delimitação, mas que ainda não são homologadas, que são muitas, não têm esse direito resguardado de participar de um processo justo de consulta,” avalia.


Por G1 Acre


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias