Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Milhares de fiéis participam da Via Sacra em Rio Branco

Foto: Jardy Lopes
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Na tarde desta sexta-feira, 29, mais de cinco mil fiéis se reuniram em Rio Branco para a procissão da Via Sacra. O percurso teve início na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, na Avenida Brasil, e seguiu pelas ruas Floriano Peixoto e José de Melo, passando por trechos das avenidas Nações Unidas e Getúlio Vargas.


Durante o trajeto, os participantes, representando 30 paróquias, percorreram 14 estações que simbolizam o caminho percorrido por Jesus Cristo, desde o tribunal de Pilatos até o monte Calvário. Essas tradicionais procissões da Semana Santa têm origem nas antigas celebrações realizadas por diversos povos e religiões. Os judeus já faziam procissões na Páscoa, em Pentecostes e na Festa dos Tabernáculos.


Foto: Jardy Lopes

O Bispo Dom Joaquim Pertiñez destacou que essa data é lembrada anualmente e marcada por intensas atividades da Igreja, incluindo orações e agradecimentos a Jesus Cristo. Ele declarou: “Esse é o momento em que lembramos e testemunhamos pessoalmente o sofrimento da morte de Cristo. Ele deu a vida por nós e ressuscitou no terceiro dia. Hoje é um dia muito importante e também de reflexão”, declarou o sacerdote.


Embora a organização tenha estimado a participação de mais de 10 mil fiéis de várias paróquias do município de Rio Branco, membros da igreja revelaram que pouco mais de 5 mil pessoas efetivamente percorreram a procissão da Via Sacra.


Promessas


A aposentada Maurina Ferreira, de 73 anos, moradora do bairro Santa Inês, decidiu participar da procissão em agradecimento pelas bênçãos de saúde concedidas a seu filho no ano passado. Ela comentou: “Eu não fiz promessa, mas recebi muitas graças. Meu filho teve um problema na cabeça, mas graças a Deus, ele está bem. Vim aqui para agradecer”, afirmou.


O idoso Manoel Carlos Maia, de 76 anos, não pôde estar presente na procissão no ano anterior, mas resolveu participar como um ato de agradecimento. Ele afirmou: “Só tenho a agradecer pela vida e nada mais.”


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias