Globo adverte apresentadora por ‘bico’ em banco; quanto faturam por extra?

Jornalista Silvana Ramiro mostra na redes sociais atividade extra e é advertida pela Globo Imagem: Reprodução/Facebook

A Globo advertiu nesta quarta-feira (13) a jornalista Silvana Ramiro, que apresenta jornais locais no Rio de Janeiro. Ela fez uma publicação nas redes sociais mostrando ter feito uma atividade extra com um treinamento de comunicação para o time de funcionários de um banco. Além de repreender, a emissora orientou a apresentadora a apagar a postagem.


Segundo apuração desta coluna, a Globo proíbe seus jornalistas contratados de fazer qualquer atividade extra e de se relacionarem de forma profissional com marcas.


Alguns jornalistas já chegaram a ser demitidos por terem quebrado a regra, como é o caso de Lívia Torres, que também trabalhava em telejornais locais no Rio de Janeiro, e foi demitida após apresentar um evento da CBF. Nos bastidores, é falado que Lívia serviu de exemplo para jornalistas que faziam o mesmo, mas que não perderam seu cargo.


Procurada pela coluna, a Globo confirmou, com exclusividade, que Silvana Ramiro foi orientada a apagar a postagem:


“A Globo não comenta casos específicos, mas enfatiza que nossos jornalistas não devem ter envolvimento com marcas. Podemos adiantar que o caso já foi analisado internamente e o post foi retirado do ar”.


Conforme apurado pela coluna, esta não é a primeira vez que Silvana Ramiro é advertida pela emissora. Ela não é a única. Flávio Fachel, Ana Luiza Guimarães e Rodrigo Bocardi também já foram advertidos pela mesma prática.


Mônica Waldvogel, âncora de telejornais da GloboNews, também foi repreendida pela emissora, meses após a demissão de Lívia Torres. Ela usou as redes sociais para fazer uma propaganda de sapatos de uma grife de São Paulo.


 


Jornalista Silvana Ramiro mostra na redes sociais atividade extra e é advertida pela Globo
Imagem: Reprodução/Facebook

Quanto ganham por extra?
A coluna descobriu quanto ganham os jornalistas por atividades fora da Globo. Os valores variam de R$ 15 mil a R$ 50 mil para treinamentos de comunicação, atividade como mestres de cerimônia ou palestras em empresas.


Apresentadores e repórteres argumentam que os trabalhos extras são necessários por conta da regra de baixos salários imposta pela Globo, que gerou a demissão de muitos medalhões da emissora.


Alguns jornalistas conhecidos deixaram a Globo e hoje trabalham com liberdade com marcas e treinamentos em empresas. É o caso de Christiane Pelajo, Fábio Turci, Leila Sterenberg e Giuliana Morrone, entre outros.


A pauta sobre liberar as atividades extras, no entanto, não é discutida pela alta cúpula da emissora. Para a Globo, a regra é clara: toda ação que possa, de alguma forma, comprometer a isenção do jornalismo da emissora é vetada.


No entanto, na hora de seguir a regra, a emissora tem mostrado que nem todos são alvos de demissão. Alguns levam apenas advertências internas.


Entenda no vídeo:



Fonte: UOL – SPLASH


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias