O primeiro mês de 2024 foi marcado pela queda de 11,7% na busca dos acreanos por crédito. No País, a redução é de 5,7%. Divulgados neste começo de março, os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian e mostram, ainda, que a menor retração foi entre aqueles que têm renda pessoal mensal de R$ 1.000 a R$ 5 mil (-5,4%).
Apenas Amapá (9,2%), Alagoas (0,6%) e Roraima (0,4%) apresentaram crescimento positivo em janeiro na demanda dos consumidores por crédito.
Ainda segundo o indicador, todas as regiões registraram queda na busca por recursos financeiros no acumulado de 2023, com destaque para o Distrito Federal (17,7%), o Amapá (-17,5%) e o Rio de Janeiro (-17,0%). Apenas Santa Catarina ficou abaixo dos 3% de retração. O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.