Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Telemedicina no Acre promove acesso ampliado dos cuidados médicos à população

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A Telemedicina está ampliando a prestação de serviços de saúde no Acre, graças à iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre). Atualmente, a modalidade oferece dez especialidades médicas essenciais: infectologia adulto, neurologia clínica, neurologia pediátrica, endocrinologia clínica, endocrinologia pediátrica, reumatologia, pneumologia, psiquiatria clínica, psiquiatria pediátrica e cardiologia clínica.


Essa conquista é resultado da parceria entre o governo acreano e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).


No Acre, 14 municípios já estão com o serviço implantado. São eles: Rio Branco, Tarauacá, Sena Madureira, Feijó, Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Acrelândia, Manuel Urbano e Xapuri. A meta é que os 22 municípios do estado tenham o atendimento de Telemedicina. Os demais municípios estão aguardando a aquisição dos equipamentos para a implantação.


No Acre, 14 municípios já estão com o serviço implantado. Foto: Sesacre

O serviço funciona por meio das tecnologias de informação e comunicação (TIC) com o envolvimento do especialista do Hospital Albert Einstein, do médico da Atenção Primária e do paciente. De fevereiro de 2021 até janeiro de 2024 foram realizadas 15.619 teleinterconsultas nas especialidades ofertadas, garantindo o atendimento no município de domicílio do paciente.


“Com a Telemedicina, oferecemos acesso à saúde de forma mais ampla e conveniente. Essa modalidade se mostra crucial onde a distância se torna uma barreira. Estamos comprometidos em levar o melhor atendimento médico aos cidadãos do Acre, onde quer que estejam”, enfatiza Rodrigo Silveira, coordenador adjunto do Telessaúde Acre.


A Telemedicina não só amplia o acesso à saúde, mas também demonstra os benefícios das transformações digitais em nossas vidas cotidianas. É uma ferramenta que se mostra essencial, não apenas em tempos de crise, mas como uma maneira eficaz de garantir cuidados de saúde em qualquer circunstância.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias

plugins premium WordPress