Otan vai mobilizar noventa mil soldados e 50 navios no maior exercício desde a Guerra Fria

Otan vai mobilizar mais de 1.200 veículos de combate, entre navios, caças, helicópteros, drones e tanques de guerra, no maior exercício militar desde a Guerra FriaEles se juntarão aos 90 mil soldados de países membros da aliança e da Suécia que serão convocados. O anúncio do exercício foi nesta quinta-feira (18).


Os militares participarão de uma série de exercícios conjuntos que trabalharão com o cenário de um “ataque russo”, segundo o comandante-geral da Otan na Europa, o general Christopher Cavoli.


Segundo a Otan, os veículos de combate que participarão do exercício militar estão distribuídos da seguinte forma:


  • •Ao menos 50 navios, de porta-aviões a destróieres;
  • •Mais de 80 caças, helicópteros e drones;
  • •Pelo menos 1.100 veículos de combate, incluindo 133 tanques e 533 veículos de combate de infantaria.

 


Os exercícios começarão na semana que vem e durarão até meados de maio, segundo o comandante. E terão a cooperação de soldados da Suécia, país que ainda não faz parte da aliança, mas já solicitou formalmente o ingresso.


“A aliança vai demonstrar sua habilidade para reforçar a região do Atlântico e da Europa com um movimento transatlântico de forças”, disse Cavoli.


O comandante afirmou que as manobras não têm uma motivação específica e acontecem como parte de exercícios anuais da aliança. Mas disse também que a convocação das manobras deste ano são as maiores desde 1988, quando, em plena Guerra Fria, a aliança mobilizou 125 mil soldados.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias