Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Houthis do Iêmen atacam navio militar dos Estados Unidos no Golfo de Aden

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O movimento Houthi do Iêmen, aliado do Irã, disse nesta segunda-feira (22) que suas forças lançaram um ataque com mísseis contra o cargueiro militar norte-americano Ocean Jazz, no Golfo de Aden.


Não foi dito quando ou precisamente onde ocorreu o ataque, ou se algum dano foi causado, e não houve comentários imediatos ou confirmação por parte dos militares dos Estados Unidos.


“As forças armadas iemenitas continuam a retaliar qualquer agressão americana ou britânica contra o nosso país, visando todas as fontes de ameaça no Mar Vermelho e no Mar Árabe”, disse o porta-voz militar Houthi, Yahya Sarea, num comunicado.


As forças dos EUA e do Reino Unido lançaram ataques em todo o Iêmen contra as forças Houthi nas últimas semanas, em resposta a meses de ataques Houthi aos navios do Mar Vermelho, que os combatentes apoiados pelo Irã lançaram como uma resposta à guerra em Gaza.


Os Houthis, que inicialmente disseram que visavam apenas navios ligados a Israel, disseram que também atacariam navios dos EUA após os ataques.


A empresa britânica de segurança marítima Ambrey disse que o navio nomeado pelos Houthis na segunda-feira (22) foi contratado pelos militares dos EUA.


Os ataques Houthi a navios dentro e ao redor do Mar Vermelho afetaram o comércio entre a Ásia e a Europa e alarmaram as potências mundiais numa escalada da guerra em Gaza.


Os Houthis, que controlam a maior parte do Iêmen, dizem que os seus ataques são em solidariedade com os palestinos sob ataque de Israel em Gaza.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias

plugins premium WordPress