O avião do 11º voo da Operação Voltando em Paz, operado pela Força Aérea Brasileira (FAB), pousou na Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira (11), por volta das 3h47 (horário de Brasília), trazendo 48 brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a lista inicial trazia 102 nomes de brasileiros e familiares próximos que solicitaram o resgate ao governo brasileiro. Porém, Israel negou a autorização de 24 pessoas.
Os motivos da negativa não foram divulgados. De acordo com o Itamaraty, dos 24 vetados por Israel, sete são pessoas com cidadania brasileira.
Os novos repatriados são 27 crianças e adolescentes, 16 mulheres e quatro homens. A lista inclui 11 pessoas com nacionalidade brasileiro-palestina, e 36 palestinos.
Com a proibição de autorizações por Israel, parte dos familiares de pessoas que não foram autorizadas a deixar Gaza desistiram da repatriação: das 78 pessoas com saída prevista, 47 cruzaram a fronteira de Rafah em direção ao Egito. Uma jovem já estava no Cairo, de onde a aeronave da FAB decolou para a viagem de volta ao Brasil.