Professores usam ‘Minecraft’ para ensinar matemática: ‘Rendimento ótimo’

Professores de São José do Rio Preto (SP) estimulam a criatividade e a aprendizagem dinâmica e lúdica dos estudantes por meio de atividades com jogos. Na disciplina de matemática e tecnologia, os alunos fazem uso do “Minecraft Education” para aprofundar seu entendimento sobre conceitos relacionados a áreas e volumes de sólidos geométricos.


A responsável pela disciplina de matemática e suas tecnologias do Senac em Rio Preto, Talita Ferreira da Silva, afirma que o uso do “Minecraft” em sala de aula é uma valiosa ferramenta de ensino, aprendizado e avaliação, aproximando os alunos da realidade e promovendo o desenvolvimento de competências de forma criativa e lúdica.


“O Minecraft conta com diversas ferramentas que permitem realizar diversas construções. A partir do problema proposto pelo professor, o aluno é estimulado a criar estratégias de resolução a partir de sua imaginação, conhecimento e a pensar sobre as possibilidades de construção que podem ser feitas com o uso de software, estimulando a criatividade dos alunos”, explica.


 


Segundo ela, essa abordagem tecnológica apoia o ensino, a aprendizagem e a avaliação, tornando a matemática mais acessível aos alunos. “O jogo permite que o aluno desenvolva a criatividade, crie estratégias para resolver situações problema, use a intuição”, conta Talita.


Alunos aprendem matemática com Minecraft — Foto: Senac Rio Preto/Divulgação

Alunos aprendem matemática com Minecraft — Foto: Senac Rio Preto/Divulgação

De acordo com Talita, o jogo é uma ferramenta que ajuda os estudantes a aprenderem sobre áreas e volumes de formas sólidas. Eles podem construir diversos objetos no jogo, como casas e prédios, e isso os ajuda a entender melhor como funcionam os tamanhos e espaços.


“Por meio das construções em blocos e tomando cada bloco como uma unidade de volume, é possível criar induções, resolver problemas e realizar cálculos a respeito do conceito de área e volume de alguns prismas”, fala.


Ao g1, Talita contou que após a introdução do “Minecraft Education” no ensino de matemática, os resultados no desempenho dos alunos foram positivos.


“Os alunos obtiveram rendimentos ótimos, mesmo que alguns alunos no decorrer do processo precisaram conhecer o software. O que antes parecia ser algo metódico, complicado e mecânico para os alunos, com a atividade do Mine, a Matemática se torna mais prazerosa, divertida, criativa e super possível de ser compreendida”, diz.


 


Ainda de acordo com a docente, implementar o jogo como ferramenta de ensino traz alguns desafios. “Os desafios talvez seja desenvolver outras atividades com o uso desse software pois os alunos gostam tanto que querem utilizar mais vezes”.


Alunos aprendem matemática com Minecraft. — Foto: Senac Rio Preto/Divulgação

Alunos aprendem matemática com Minecraft. — Foto: Senac Rio Preto/Divulgação

O jogo

 


De acordo com Talita, o jogo é uma ferramenta que se integra à cultura dos adolescentes e ajuda a aproximar os professores dos alunos, tornando o ensino mais envolvente e relevante.


“O Minecraft é um jogo que se popularizou muito entre os adolescentes, principalmente na idade em que lidamos com os alunos no Ensino Médio. O jogo faz parte da cultura desses alunos. O Mine já alcançou a meta de mais de 200 milhões de usuários. Sendo assim, o Mine nos ajuda a estar mais próximos dos alunos, partindo de temas de sua cultura e interesse, a ferramenta se torna uma aliada, tornando a atividade mais divertida e interessante para os alunos.”, explica Talita.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias