A cena pode parecer habitual, mas, os visuais foram criados por gráficos do chão ao teto dentro da Esfera imersiva. Foi um dos vários momentos impressionantes durante o show de inauguração da “UV Achtung Baby” do U2, local de alta tecnologia em formato de globo, que abriu pela primeira vez nesta sexta-feira (29).
A lendária banda de rock, que ganhou 22 Grammys, se apresentou por duas horas no enorme local esférico de última geração com áudio cristalino.
Durante toda a noite, houve uma infinidade de visuais atraentes – incluindo imagens de caleidoscópio, uma bandeira em chamas e o horizonte de Las Vegas, levando os mais de 18 mil participantes na jornada musical épica do U2.
“Que bloco chique”, disse Bono, que estava acompanhado pelos guitarristas The Edge e Adam Clayton, junto com o baterista Bram van den Berg.
Ele então olhou para a tela de LED de alta resolução que projetava uma versão maior de si mesmo junto com algumas mãos em oração e sinos.
“Olhe para todas essas coisas (…) Elvis definitivamente não saiu deste prédio”, continuou ele. “É uma capela de Elvis. É uma catedral de Elvis. Esta noite, a entrada nesta catedral é uma senha: flerte.”
O U2 marcou presença no Sphere, espaço avaliado em R$ 11,6 bilhões, que tem 111 metros de altura e 157 metros de largura. Com excelentes efeitos visuais, a residência de 25 shows da banda começou com uma série de sucessos, incluindo “Mysterious Ways”, “Zoo Station”, “All I Want is You”, “Desire” e o novo single “Atomic City”.
Em muitas ocasiões, os membros da banda U2 eram tão grandes na tela que parecia que Bono cantava intimamente para o público de um lado, enquanto The Edge dedilhava sua guitarra para outros de um lado diferente.
A multidão incluía muitos artistas e atletas: Oprah, LeBron James, Matt Damon, Andre Agassi, Ava DuVernay, Josh Duhamel, Jason Bateman, Jon Hamm, Bryan Cranston, Aaron Paul, Oscar de la Hoya, Henrik Lundqvist, Flava Flav, Diplo, Dakota Fanning, Orlando Bloom e Mario Lopez.
Depois de encerrar a canção “Love Me Do”, dos Beatles, Bono reconheceu Paul McCartney, que estava presente, dizendo: “Macca está em casa esta noite”.
O vocalista ainda reconheceu os esforços do proprietário do Sphere, James Dolan, para liderar um local que está impulsionando o cenário de áudio de concertos ao vivo com 160 mil alto-falantes e 260 milhões de pixels de vídeo.
The Sphere é ideia de Dolan, presidente executivo do Madison Square Garden e proprietário do New York Knicks and Rangers. Ele esboçou o primeiro desenho do local em um caderno.
“Estou pensando que o Sphere pode ter surgido por causa de Jim Dolan tentando resolver o problema que os Beatles começaram quando tocaram no Shea Stadium”, disse Bono.
“Ninguém conseguia ouvir você. Você não conseguia se ouvir. Bem, a Esfera está aqui. … Você pode nos ouvir?”, completou.
O vocalista ainda apontou para a multidão e gritou Dr. Dre, Snoop Dogg e Jimmy Iovine, que estavam presentes no espaço.
A certa altura, ele ficou emocionado ao dedicar uma música à família do falecido Jimmy Buffett, que também assistiam ao show.
Na sequência, Bono falou sobre se apresentar no palco pela primeira vez sem o baterista Larry Mullen Jr., que está se recuperando de uma cirurgia nas costas. Ele agradeceu o aniversário do baterista holandês Bram van den Berg, substituto de Mullen.
“Gostaria de apresentar a vocês o único homem que conseguia ficar de pé, bem, sentar no lugar”, disse o vocalista, que caminhou em direção a Berg enquanto alguns na multidão começavam a cantar “Parabéns pra você”.
Boni entregou o microfone a Berg, que lhe ofereceu algumas palavras. “Que não haja erros, só existe um Larry Mullen Jr”, disse Berg.
Quando o U2 encerrou o show, uma luz forte brilhou no teto e a enorme tela começou a se encher de imagens de pássaros, insetos e répteis acima de um lago.
A banda encerrou seu primeiro show no Sphere com “Beautiful Day”, que ganhou três Grammys em 2001.