Alunos da rede pública estadual do Acre participam da feira de talentos Mundo

Os alunos da rede pública estadual do Acre destacaram seus talentos e dedicação na feira de talentos Mundo Senai, que ocorreu nesta quarta, 25 . O evento aconteceu simultaneamente em todas as unidades do Senai por todo o Brasil e teve como principal intuito abrir as portas para a comunidade, a indústria e interessados em conhecer o trabalho dos cursistas, muitos deles alunos de ensino médio da rede estadual que escolheram itinerários formativos técnicos profissionais durante o novo ensino médio.


Evento mostrou a culminância de um ano de trabalho e estudos dos alunos da rede estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A coordenadora pedagógica do Instituto Sebastião de Tecnologia, Shirley Poersch, destacou a importância do evento, afirmando que “a nossa principal missão é mostrar para a comunidade quem nós somos”. No Acre, existem três unidades do Senai, duas em Rio Branco e uma no Juruá, que juntas atendem 990 estudantes em 41 turmas, um trabalho desenvolvido por conta da parceria que a instituição mantém junto à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).


O Mundo Senai mostrou a culminância de um ano de trabalho e estudo dos estudantes que optaram pelos itinerários formativos técnicos profissionais. Cada sala de aula na feira representava um tema, e os alunos demonstraram o que aprenderam em suas respectivas unidades curriculares.


Coordenadora pedagógica do Instituto Sebastião de Tecnologia, Shirley Poersch. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A chefe da Divisão de Ensino Médio da SEE, Danielly Matos, realçou a importância da ação ao mencionar que “esse movimento é importante porque aqui temos parcerias com várias instituições e empresas que conseguem ver nossos alunos em ação, o que facilita a entrada no mundo do trabalho”.


Ela também destacou a flexibilidade do novo ensino médio, que permite aos alunos obterem um certificado de curso técnico profissional simultaneamente com a conclusão do ensino médio, proporcionando uma garantia financeira e mais maturidade para ingressar em uma universidade.


Quinto eixo do novo ensino médio permite que os alunos escolham áreas de formação técnica específica, preparando-os para o futuro. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Além disso, o novo ensino médio no Brasil introduziu o conceito do quinto eixo, que permite aos alunos escolherem áreas de formação técnica específica, preparando-se para carreiras profissionais no futuro. Os estudantes podem personalizar parte de sua carga horária de acordo com seus interesses e aptidões, tornando a educação mais alinhada com as necessidades dos alunos e do mercado de trabalho.


Maria Eduarda Siqueira, ex-aluna do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), enfatizou a importância da feira, onde os alunos podem mostrar suas ideias e o desenvolvimento do que aprenderam em seus cursos. “Estamos mostrando aqui uma parte fundamental do aprendizado no curso técnico profissionalizante”, destacou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias