A Uefa e a Conmebol anunciaram nesta sexta-feira (7) a criação de uma nova competição de clubes, chamada “Desafio de Clubes”. O torneio será disputado entre os campeões da Europa League e da Copa Sul-Americana, em jogo único.
A edição inaugural do “Desafio de Clubes” está prestes a acontecer. Sevilla (campeão da Europa League) e Independiente del Valle (campeão da Sul-Americana) se enfrentarão no dia 19 de julho, no estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, em Sevilha, na Espanha.
🏆 𝑻𝒉𝒆 𝑼𝑬𝑭𝑨-𝑪𝑶𝑵𝑴𝑬𝑩𝑶𝑳 𝑪𝒍𝒖𝒃 𝑪𝒉𝒂𝒍𝒍𝒆𝒏𝒈𝒆!@EuropaLeague winners @SevillaFC will host CONMEBOL @Sudamericana champions @IDV_EC on 19 July!
The Club Challenge is part of the expansion of UEFA's expansion of cooperation with CONMEBOL. Learn more: ⬇️
— UEFA (@UEFA) July 7, 2023
O jogo não terá prorrogação. Em caso de empate, a partida será decidida nos pênaltis. Os ingressos da partida serão vendidos aos torcedores de ambos os clubes e ao público geral no site do Sevilla.
O “Desafio de Clubes” é mais um sinal da aproximação conduzida entre a Uefa e Conmebol recentemente. No ano passado, a parceria teve como fruto a criação da Finalíssima, torneio disputado entre os campeões da Eurocopa e da Copa América.
A primeira edição da competição masculina de seleções foi vencida pela Argentina; enquanto a edição inaugural do feminino ficou com a Inglaterra, que venceu o Brasil nos pênaltis, em abril.