Um vídeo do momento em que dois irmão gêmeos autistas conheceram os cantores Zezé Di Camargo e Luciano em um show da dupla na Arena das Dunas, em Natal, ganhou repercussão nas redes sociais. Isso porque Zezé imita o movimento repetitivo feito por um deles no momento do encontro.
A situação – que ocorreu no sábado passado (24) – foi apontada em uma postagem do influencer digital Ivan Baron, que fala sobre capacitismo, e viralizou nas redes sociais.
A reportagem do g1 procurou o cantor Zezé Di Camargo, através da assessoria de comunicação, para comentar o assunto, mas não recebeu resposta até a atualização mais recente desta reportagem.
Os irmãos gêmeos são Ângelo e Augusto Maia, que são pessoas conhecidas na capital potiguar e reúnem em apenas uma rede social mais de 100 mil seguidores. A mãe deles, que relata o dia a dia dos dois, tem mais de 280 mil seguidores.
‘Isso não é legal e é capacitista’
No vídeo que viralizou nas redes sociais, Ivan Baron diz que “involuntariamente o cantor imita a estereotipia de um deles” ao imitar os movimentos e que isso é desrespeitoso (veja postagem abaixo).
O influencer explicou que as esteoreotipias, ou stims, são movimentos repetitivos comuns em pessoas autistas.
“O jeito que o rapaz faz no vídeo é a maneira que ele tem de ser expressar de forma única e particular, que só ele tem. Por isso, isso não deve ser imitado por ninguém, e, sim, respeitado”.
A dupla Zezé di Camargo e Luciano foi a principal atração da programação de sábado (24) do São João de Natal. Os dois fizeram show na Arena das Dunas, onde também deram oportunidade à cantora potiguar Melissa Farias de cantar com eles.