Ícone do site Ecos da Noticia

Turista entalha ‘Ivan + Hayley 23/6/23’ em parede do Coliseu em Roma e pode ser preso

Um turista que visitou o Coliseu, em Roma, usou uma chave para gravar a frase “Ivan + Hayley 23/6/23” em uma parede da construção e, agora, autoridades italianas tentam encontrar o homem para puni-lo.


O Coliseu é uma edificação construída entre os anos 70 e 80 d.C., durante o Império Romano. É considerado um dos maiores símbolos da Roma Antiga e um dos monumentos mais famosos do mundo. O local sediava diversos eventos, mas os mais famosos eram as lutas de gladiadores (havia também simulação de batalhas famosas e caçadas). O local abrigava mais de 50 mil pessoas. Hoje, é a maior atração turística da Itália.


 


Em um vídeo publicado em redes sociais no sábado, é possível ver o turista arranhando os nomes com uma chave na parede interna do antigo anfiteatro romano de pedra.


O homem sorri durante a ação, mesmo nos momentos em que é criticado pelo autor do vídeo, que fala em inglês e emprega palavras de baixo calão.


O Ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano pediu uma punição exemplar para o homem. Em um comunicado divulgado na segunda-feira, Sangiuliano disse que o lugar vandalizado é “um dos lugares mais famosos do mundo”, e que a depredação é “muito séria, indigna e um sinal de grande incivilidade”.


O homem que escreveu uma mensagem na parede do Coliseu pode ser preso por até 5 anos e pagar uma multa de pelo menos 15 mil euros (cerca de R$ 79 mil).


De acordo com a agência ANSA, o monumento tem sofrido repetidos atos de vandalismo. Dezenas de visitantes foram pegos nos últimos anos deixando inscrições ou tentaram roubar fragmentos de pedra do local.


Sair da versão mobile