Pesquisar
Close this search box.
23.1 digital master super banner pmrb rbo do futuro 2024

Procon Acre participa da segunda reunião nacional com a Secretaria do Consumidor

A diretoria do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) participou, na quarta-feira, 28, na modalidade virtual, da 2ª Reunião entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Dirigentes de Procons Estaduais 2023, para tratar de temas de relevância voltados à lei consumerista.


Pelo Procon/AC, a diretora Camila Lima e a presidente Alana Albuquerque participaram do evento online. Foto: Letícia Machado/Procon


O evento contou com a participação da presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, e da diretora administrativa e financeira da instituição, Camila Lima, junto ao secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, e demais representantes estaduais.


O encontro teve a intenção de fortalecer a comunicação entre os membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e a cooperação em pautas importantes para o desenvolvimento mais robusto da defesa do consumidor.


Foram tratados temas como a regulamentação dos planos de saúde coletivos, o decreto nº 11.150/2022, que regulamenta o mínimo existencial, os serviços públicos essenciais de água e energia elétrica e o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos e a defesa do consumidor.


Reunião tratou de assuntos essenciais da pauta consumerista. Foto: cedida


Alana Albuquerque destaca que foi decidida a realização de uma ação de atendimento voltada para o consumidor superendividado. “Será na segunda quinzena de julho, com o intuito de realizar negociações de dívidas, em atendimento à nova Lei do Superendividamento”, ressaltou.


Camila Lima enfatiza a importância da interação do órgão estadual com o SNDC, por meio da Senacon e dos Procons estaduais: “É essencial que consigamos aplicar, em nosso estado, políticas de defesa do consumidor atuais e coordenadas, diminuindo a desigualdade entre consumidor e grandes empresas. Um exemplo disso é o tratamento ao superendividado, pauta prioritária, que visa dar ao consumidor a possibilidade de restaurar seu poder de compra diante dos juros exorbitantes aplicados pelas grandes empresas e instituições financeiras”.


A reunião também tratou sobre a importância da plataforma consumidor.gov.br, que é o principal canal de comunicação para registro de reclamações do consumidor. Empresas locais também podem se cadastrar na plataforma.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias