No início da tarde desta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que foram encontrados destroços nas áreas de buscas pelo submarino Titan. De acordo com a BBC, os destroços foram localizados pelo robô americano Odysseus 6K, parte do navio canadense Horizon Arctic.
A embarcação canadense chegou ao local das buscas na madrugada desta quinta-feira e o robô submergiu por volta das 8 horas da manhã.

Odysseys 6K, da empresa Pelagic Research Service, que faz parte das buscas do Titan — Foto: Reprodução/Pelagic Services
O Odysseus 6K, da empresa Pelagic Research Services, é um veículo submarino operado remotamente (ROV, na sigla em inglês) e é usado para fins científicos, como observações e pesquisas nas profundezas dos oceanos.
Ele consegue capturar imagens estáticas e em vídeo debaixo da água, além de ser usado para recolher amostras biológicas e geológicas e outros itens no fundo do oceano.

Robô Odysseus 6K, equipamento que auxilia nas buscas de submarino desaparecido — Foto: Reprodução/Pelagic Research Services
O robô pode chegar a 6 mil metros de profundidade. Segundo a Pelagic Research Services, a Força Aérea dos Estados Unidos fez a transferência do ROV para a embarcação canadense na terça-feira (20).
Além do Odysseus 6K, as buscas também são feitas pelo Victor 6000, que consegue gerar reconstruções 3D ópticas das áreas de observação. O equipamento, criado pela empresa canadense International Submarine Engineering (ISE), é utilizado para pesquisas oceanográficas, estudos geológicos e exploração de recursos naturais.