Carrapato da febre maculosa vem de cavalos e capivaras e não de animais domésticos

O médico infectologista Thor Dantas, deu explicações nas redes sociais na tarde desta quarta-feira, 21, informações sobre a febra maculosa, que é uma doença infecciosa transmitida pela picada de carrapatos infectados.


Entre as pontuações, o médico explicou que os animais não são os mesmos carrapatos que atingem os cães. “A primeira coisa a comentar que a febre maculosa é transmitida pelo carrapato silvestre, o carrapato do cavalo e da capivara, e não o carrapato dos cães”.


Thor Dantas explica que a febra maculosa é rara e que não há identificação da doença na nossa região. “É uma doença rara, com uma média de 170 casos em todo o Brasil por ano. A doença ainda não foi identificada na nossa região, temos os carrapatos, as capivaras, mas a bactéria não está circulando entre eles”, explica.


O médico explica ainda que o problema da febre maculosa é seu difícil diagnóstico e que se for descoberta e tratada de forma tardia pode ser letal. “No início, ela se parece muito com qualquer outra doença febril. Se tratada no início é evolução é boa, mas se o tratamento é tardio, a letalidade é alta e chega a 70%”.


A orientação do profissional é que se mantenha os estudos regulares buscando a doença nos carrapatos, identificando a circulação da bactéria antes de chegar aos seres humanos.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias