Oito pessoas morreram, incluindo três crianças, e mais de 40 ficaram feridas nesta terça-feira (27) em um ataque com foguetes russos a um restaurante no centro da cidade de Kramatorsk, na Ucrânia, disseram as autoridades.
O Ministério do Interior ucraniano enviou uma mensagem pelo Telegram em que afirma que os corpos de quatro pessoas, incluindo o de um menor de idade, foram retirados dos escombros e que entre os feridos há um bebê de cerca de um ano.
Uma multidão se reuniu no local do ataque, onde ainda havia fogo, enquanto soldados e socorristas procuravam vítimas. Coberto de poeira, o cozinheiro Roslan, 32 anos, disse que “havia bastante gente” no restaurante. “Tive sorte.”
O restaurante Ria Pizza, o local atingido, é frequentado por jornalistas e militares. Entre eles estava o escritor colombiano Hector Abad.
“Pessoas me disseram que ouviram um avião voando, houve um barulho e, depois, uma explosão”, contou à AFP um soldado ucraniano de 19 anos.
Segundo a polícia ucraniana, a Rússia disparou dois foguetes terra-ar S-300.
Vários prédios próximos também foram atingidos no ataque à cidade, que a Rússia tem como alvo desde que iniciou sua invasão à Ucrânia. Kramatorsk, que tinha mais de 150 mil habitantes antes da guerra, é o último grande centro urbano controlado pela Ucrânia no leste do país e fica a cerca de 30 quilômetros da linha de frente.