Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Ibama e PRF destroem avião, caminhonete e suprimentos de garimpos ilegais em Roraima

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Agentes do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) destruíram um avião, uma caminhonete, uma motocicleta e suprimentos usados por garimpeiros ilegais para chegar à Terra Indígena Yanomami. As ações aconteceram no sábado (6) e neste domingo (7), em pistas de pouso irregulares na região de Iracema, município ao Sul de Roraima.


Nesse sábado (6), os órgãos abordaram uma aeronave, mas o piloto decolou em fuga após avistar os helicópteros do Ibama. No local da abordagem, foram encontrados uma caminhonete e combustível.


Já neste domingo, os agentes interceptaram um avião de pequeno porte que estava sendo abastecido com mantimentos, equipamentos e peças de máquinas que seriam levados para o garimpo ilegal na TI Yanomami.


Aeronave foi destruída após a apreensão em Iracema, ao Sul de Roraima. — Foto: Arquivo pessoal

Os suspeitos foram abordados no momento em que a aeronave era abastecida, mas conseguiram fugir dos agentes ambientais. O combustível estava sendo transportado de maneira irregular e o avião também estava com documentos irregulares.


A aeronave, o combustível, os suprimentos, a caminhonete e uma motocicleta, que estavam sendo utilizadas no abastecimento, foram apreendidos pelos agentes. Os itens foram queimados no local.


O garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami utiliza-se das aeronaves como principal forma de transporte de suprimentos, produtos e pessoas, por isso, em operações contra atividade ilegal, agentes destroem as aeronaves apreendidas.


As ações fazem parte da Operação Xapiri, do Ibama em parceria com a PRF, Funai e demais agências governamentais O objetivo é extinguir o garimpo no interior da Terra Indígena Yanomami.


Desde o dia 20 de janeiro, a Terra Yanomami está em emergência de saúde pública devido ao cenário de desassistência a indígenas que, impactados pelo avanço do garimpo ilegal, enfrentam doenças como malária e desnutrição. Desde então, o governo Federal atua para frear a crise com envio de profissionais de saúde, cestas básicas e desintrusão de garimpeiros do território – este último tem como linha de frente o Ibama, PF, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias