O participante do Big Brother Brasil 23, Cezar Black, está sendo investigado por abandono de emprego. Black é enfermeiro no Hospital Universitário de Brasília (HUB/Ebserh) e está afastado do cargo desde o início do reality show, no dia 16 de janeiro.
O HUB/Ebserh informou que apura as faltas injustificadas do participante do BBB 23, mas afirmou que não houve denúncia, “mas sim o início de processo administrativo previstos nestes casos”. De acordo com o hospital, Cezar Black estava de férias no mês de janeiro e em fevereiro, tirou abonos e usou banco de horas, mas teve faltas injustificadas que geraram desconto na folha de pagamento.
Já em março, segundo o HUB, o servidor passou a acumular somente faltas injustificadas e, em razão disso, foi aberto um processo administrativo para apurar abandono de emprego.
O participante tem direito a defesa. O g1 procurou a assessoria de Cezar, mas até a última atualização da reportagem não teve retorno.
Cezar Black está entre os nove finalistas do BBB 23.
Além de ser enfermeiro do Hospital Universitário de Brasília desde 2014, Cezar atua também na UTI adulto e neonatal do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde o salário bruto é de R$ 6,7 mil.
No caso do cargo no HRT, a Secretaria de Saúde esclareceu que “o servidor em questão está sujeito ao que está disposto na Lei 840/2011, que é o Regime Jurídico dos servidores civis do Distrito Federal”. E que, de acordo com a lei, faltas injustificadas ao serviço durante 30 dias consecutivos configura abandono de cargo.
A pasta não respondeu se já foi aberto processo administrativo contra o participante.