Acre

Suposta tomada de poder na Baixada por facção

Moradores de pelo menos três bairros da Baixada da Sobral, em Rio Branco, tiveram que se trancar em suas casas na noite desta segunda-feira, 20, após um suposto ‘salve’ de uma organização criminosa alertando sobre toque de recolher. A causa do terror nos bairros Boa União, Glória e João Eduardo seria um possível confronto entre as organizações criminosas Comando Vermelho e Bonde dos 13 pela marcação e domínio de território.


A reportagem do ac24horas teve acesso a alguns vídeos gravados pelos próprios membros de uma facção, que divulgaram em vários grupos de whatsapp. O vídeo mostra vários criminosos pichando muros com a sigla da facção Comando Vermelho (CV), avisando ser proibido roubar na área conquistada. Geralmente, esse tipo de demarcação de território significa que a organização criminosa venceu a guerra contra os rivais.


O vídeo também mostra os membros da facção efetuando alguns disparos de arma de fogo contra alguém que estava observando a ação dos criminosos sobre o muro de uma residência.


“Que é porra o que é que está olhando aí, caralho”, em seguida os faccionados efetuam os tiros e entram em um veículo.


Em uma ligação telefônica com um suposto superior da organização criminosa, o membro da facção chega a dizer que já picharam vários muros e que inclusive os homens (suposto membros da outra organização criminosa ou policiais) já estavam atrás deles, e que agora iriam pichar no bairro João Eduardo e que posteriormente a rua 15, no bairro Glória, ficaria para outro momento.


O ac24horas recebeu também um áudio de motorista de aplicativo. Segundo ele, dois criminosos membros de uma organização criminosa o abordaram e informaram para que ele ou seus colegas não fizessem corridas na região do bairro Boa União, pois haveria uma tomada de território e que também os moradores ficassem nas suas casas, deixando claro um suposto “toque de recolher” na região.


Em posse dos vídeos, a Polícia Militar do Acre fez vários patrulhamentos na região da Baixada da Sobral como forma de prevenção para evitar confronto entre as organizações criminosas. Até o final desta matéria, a reportagem não recebeu informações de prisões ou feridos na região da Baixada da Sobral durante a madrugada. O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil.



Compartilhar