A chuva torrencial que durou praticamente a quinta-feira, 23, inteira, além de provocar enxurrada de igarapés e córregos na capital acreana, provocou uma subida repentina do Rio Acre.
O manancial na capital acreana subiu mais de 6 metros em apenas 24 horas e ultrapassou a cota de transbordamento, aumentando ainda mais o caos enfrentado por milhares de famílias na capital acreana.
Na medição feita às 6 horas da manhã desta sexta, 24, o nível do Rio Acre é de 15,80m, o que significa quase dois metros acima da cota de transbordamento que é de 14m.
Com a nova situação, que já era bastante complicada por causa dos estragos da chuva, a Defesa Civil prepara abrigos públicos para receber famílias desabrigadas pela enxurrada e agora pela alagação do Rio Acre.
A Defesa Civil ainda não informou oficialmente quantas famílias já foram atingidas, mas estima-se que milhares de pessoas estejam com suas residências afetadas pela alagação. Moradores dos bairros mais próximos de igarapés que transbordaram estão ilhados.