Ícone do site Ecos da Noticia

Hipotireoidismo: veja os principais sinais da doença em adultos

Foto: reprodução

Controlar o metabolismo do corpo é uma das principais peças para o sucesso do processo de emagrecimento. Porém, mesmo com dieta controlada e exercícios físicos regulares, algumas pessoas têm dificuldade para perder peso e se sentem sempre cansadas: nesses casos, a dificuldade pode estar relacionada a um problema de saúde, o hipotireoidismo.


A tireoide é uma glândula importante localizada na altura do pescoço que regula a função de órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins. Quando há uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), acontece o hipotireoidismo. A condição pode afetar qualquer pessoa, inclusive recém-nascidos, mas é mais comum em mulheres adultas.


Na maioria dos casos, o hipotireoidismo é causado por uma doença autoimune chamada tireoidite de Hashimoto, que pode ser provocada por fatores genéticos ou pelo excesso de iodo na dieta. Os principais exemplos de alimentos ricos em iodo que devem ser controlados entre os pacientes são os frutos do mar, como camarão, salmão e cavala.


Os dois hormônios em baixa no hipotireoidismo têm ação direta no metabolismo, que tende a ser mais lento em pacientes com a condição — um dos sintomas mais famosos da doença é o aumento de peso. Outras consequências são a dificuldade na produção de hormônios que regulam o humor, os níveis de energia, a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.


Um dos processos que esses hormônios nos auxiliam a regular é o metabolismo, que está totalmente associado à perda de peso. Mas não quer dizer que problemas na tireoide vão, necessariamente, causar aqueles quilinhos a mais na balança”, explica o médico Tasso Carvalho. Ele conta que o paciente pode se sentir mais cansado, mas muitos acabam ganhando peso por fatores que não se relacionam com a doença.


Sintomas

Os principais sinais do hipotireoidismo são:


Tratamento

Caso o hipotireoidismo não seja tratado corretamente, o paciente pode ter redução da performance física e mental e elevação dos níveis de colesterol no sangue, o que aumenta o risco de desenvolver problemas cardíacos.


O principal tratamento contra a condição é o uso de medicamentos que reproduzem o funcionamento normal da tireoide. Eles devem ser administrados todos os dias, em jejum, e no mínimo meia hora antes do café da manhã para que a ingestão de alimentos não diminua a absorção do remédio.


Metrópoles


 


Sair da versão mobile