Ícone do site Ecos da Noticia

Governo de Rondônia debate Implantação da Linha de Transmissão que interligará com o Acre

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, se reuniu nesta semana com a empresa contemplada no leilão para a implantação da rede que irá interligar a energia gerada pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio ao Estado do Acre. Na reunião foram discutidos assuntos relacionados à implementação da linha de transmissão, informações e alinhamento de como será realizado todo o processo de licenciamento, além da documentação necessária para obtenção das licenças ambientais.


Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a construção da linha de transmissão vai beneficiar a população que vive em áreas mais distantes. “A construção da linha de transmissão irá favorecer a ampliação da rede elétrica para a população de Rondônia e Acre, levando energia e melhor qualidade de vida à população e aos trabalhadores rurais”, destacou.


Segundo o secretário da Sedam, Marco Lagos, a preocupação com o meio ambiente é um dos principais cuidados acerca da construção da linha de transmissão. ” Nosso cuidado com o meio ambiente é um dos principais deveres em relação a construção da rede. Portanto, tudo está sendo muito bem estudado para que nenhuma área seja afetada”, completou.


Linhão na região da Ponta do Abunã, em Porto Velho em direção ao Acre (Foto: Wanglézio Braga)

O Coordenador de Licenciamento e Monitoramento Ambiental, Rodrigo Queiroz Papafanurakis, ressalta a importância do estudo sobre os locais em que a linha de transmissão será implantada,  pelo fato de alguns setores se tratarem de áreas de proteção ambiental. Conhecer detalhes sobre estes locais facilitará a construção da rede, mitigando os impactos causados pelo empreendimento. Assim sendo, as áreas indígenas, as unidades de conservação da natureza municipal, estadual e federal, e as comunidades remanescentes de quilombos, não serão afetadas.


A construção da linha de transmissão em Porto Velho, facilitará a distribuição de energia em Rondônia, sendo possível interligar a energia produzida pela Hidrelétrica  Santo Antônio ao distrito de Abunã. Ao todo, a linha de transmissão de 230 kv terá 188 quilômetros (km), ligando a cidade de Porto Velho a Abunã.


Participaram da reunião o Secretário titular da Sedam, Marco Lagos, o Coordenador de Licenciamento e Monitoramento Ambiental, Rodrigo Queiroz Papafanurakis e os representantes da empresa do setor elétrico, Luiz Carlos Piassi e Eduardo Santarelli.


[Secom Governo de Rondônia]


Sair da versão mobile