A equipe assistencial do mutirão de cirurgias da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) participou de um de treinamento que foi focado em curativos de feridas. A capacitação ocorreu na gerência de ensino da unidade, na última terça-feira, 14.
Dentre os temas abordados no dia inicial estão a avaliação das feridas e o tipo de medicamento recomendado para cada situação, referente ao cuidado. O enfermeiro, especialista em cardiologia e hemodinâmica, Wennisber Prado, que ministrou o curso, explicou sobre os assuntos que serão abordados durante os três dias de prática.
“Hoje falamos de curativos em feridas, avaliação da ferida, o tipo de curativo, que tipo de medicamento que pode ser utilizado. No segundo dia vamos falar de atendimento pré-hospitalar, conhecido como APH, que é um suporte de primeiros socorros e urgência e emergência, usados normalmente com pessoas que correm um sério risco de vida, enquanto no último dia iremos trabalhar injetáveis e cálculos de medicação”, esclareceu o professor do curso.
Treinamentos como estes são importantes, pois diminuem os erros durante o atendimento ao paciente, reduzindo o número de complicações ou sequelas e os gastos públicos a longo prazo.
Por fim, Prado enfatizou a receptividade dos profissionais ao receberem a capacitação. “Fiquei encantado com as pessoas aqui. O pessoal todo foi muito receptivo com o conteúdo. Até os mais experientes, que já são professores e atuam há muito tempo na área, também são muito abertos a toda essa inovação, têm sede pelo aprendizado”, destacou o enfermeiro.
A ação foi realizada em parceria entre a Fundhacre e a empresa Medial, tendo atendido a equipe assistencial do mutirão de cirurgias que vem sendo realizado pela unidade, com o curso sendo ministrado em suas próprias instalações.
Agência Acre