Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Ativista climática Greta Thunberg é detida pela polícia na Alemanha em protesto contra mina de carvão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A ativista climática Greta Thunberg foi detida durante um protesto contra a demolição de uma vila carbonífera próxima à cidade de Luetzerath, na Alemanha, nesta terça-feira (17).


Thunberg, de 20 anos, protestava na mina de carvão a céu aberto de Garzweiler 2, a cerca de 9 quilômetros de Luetzerath, onde ela se sentou com um grupo de manifestantes perto da borda da mina.


Um porta-voz da polícia de Aachen disse à Reuters que “ela [Greta] foi parada e levada por nós com este grupo para fora da área de perigo imediato para verificar sua identidade”, acrescentando que um ativista havia pulado dentro da mina.


Ainda segundo o porta-voz, ainda não está claro o que acontecerá com Thunberg e com o grupo detido com ela. Não há informações sobre o estado do ativista que pulou na mina.


Os ativistas exigem que as casas não sejam demolidas para a extração do carvão sob elas.


“Deixe no chão”, diz cartaz de Thunberg, em referência ao carvão, em tweet publicado no dia 13 de janeiro que mostra acampamento montado pelo grupo de ativistas


A extração de carvão em Luetzerath

Luetzerath é conhecida pelo seu posicionamento contra combustíveis fósseis, sendo palco de frequentes protestos. Na quarta-feira (11), uma operação retirou centenas ativistas da região, onde Thunberg chegou no dia seguinte.


Com corte no fornecimento de gás pela Rússia após a invasão da Ucrânia, a Alemanha apelou para as usinas de carvão desativadas para suprir a demanda.


A RWE, maior distrivuidora de gás natural e geradora de energia da Alemanha, participa de um acordo para que deixe de produzir eletricidade com carvão no oeste alemão originalmente até 2038, antecipado para 2030. Luetzerath é uma das áreas na mira da empresa.


Com informações CNN


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias