Ícone do site Ecos da Noticia

No Acre; Sepa e Ifac firmam parceria para troca de conhecimentos e fortalecimento da produção rural 

Sepa e Ifac firmam parceria para troca de conhecimentos e fortalecimento da produção rural no Acre. Foto: José Caminha/Secom

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), assinou nesta terça-feira, 20, um protocolo de intenções com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac), que irá proporcionar uma série de atividades práticas, constantes no plano de trabalho, realizadas no Campus da Baixada do Sol, na Rodovia Transacreana, zona rural de Rio Branco.


O campus conta com uma área de 450 hectares, sendo 50% composta por floresta.  A expectativa é que a parceria entre governo do Estado e Ifac transforme o espaço num grande laboratório a céu aberto, para estimular a troca de conhecimentos e o fortalecimento da produção rural no estado.


Com o acordo, será possível que os técnicos orientem os produtores, que poderão acessar o laboratório, ver o resultado da pesquisa e, então, implementar as políticas públicas que governo executa na produção do estado.


O titular da Sepa, Edivan Azevedo, destacou que a parceria veio em boa hora, uma vez que a pasta precisa aprimorar projetos, alguns inclusive já em execução.


Edivan Azevedo destacou que a parceria irá contribuir para aprimorar projetos em execução pela Sepa. Foto: José Caminha/Secom

A ação beneficia os jovens filhos de produtores rurais e suas famílias, assim como estudantes do campus, com o conhecimento técnico científico transmitido pelos professores, num processo de integração, geração e troca de conhecimentos”, explicou.


Reitora Rosana Cavalcante: “Resultados positivos diretos para sociedade”. Foto: José Caminha/Secom

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, ressaltou que, tão logo o plano de trabalho seja concluído, a cooperação garantirá o aprimoramento dos projetos desenvolvidos pela Sepa, com resultados positivos diretos para sociedade.


Cooperação irá proporcionar troca de conhecimento e integração entre alunos, professores, produtores e os técnicos da Sepa. Foto: José Caminha/Secom

A Sepa tem vários projetos que precisam de profissionais e temos também o que eles precisam para aprimorá-los. Temos ainda um espaço adequado para estruturar, profissionais técnicos gabaritados, inclusive com pós-doutorado, desde a pesquisa básica até a aplicada”, destacou a reitora.


Diretor do Campus da Baixada do Ifac, Mário Fadel destaca importância da interação entre áreas de atuação. Foto: Jose Caminha/Secom

A região da Transacreana é uma das regiões agrícolas do município de Rio Branco que tem uma base de apoio no Campus da Baixada, que será de fundamental importância para essa interação: pesquisa, extensão e ensino e prática”, ressalta o diretor do campus, Mário Fadel.


Cooperação irá estimular a troca de conhecimento e o fortalecimento da produção rural no Acre. Foto: José Caminha/Secom

Teremos alunos, professores, produtores e técnicos da Sepa no processo de integração”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Ifac, Jefferson Viana.


Técnicos da Sepa orientarão produtores, com acesso ao laboratório do Ifac, com acompanhamento de pesquisas e implementação das ações em suas localidades. Foto: José Caminha/Secom

Participaram também, pelo Ifac, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, o assessor especial Jefferson Amim, o coordenador de Relações Interinstitucionais Divarcy Silva. Pela Sepa, Suhelen Alves, chefe da Divisão de Sistemas Produtivos Sustentáveis; Rômulo Eugênio Silva, chefe de Divisão da Produção Familiar; Ellen Albuquerque Abud, chefe de Planejamento; Claúdio Malveira, chefe de Departamento de Agronegócio; e Bruna Delilo, assessora jurídica.


Agência Acre


Sair da versão mobile